Vice-diretoria de Ensino do ILMD/Fiocruz Amazônia realiza Reunião de Integração para alinhamento de atividades
Durante dois dias, a Vice-diretoria de Ensino, Informação e Comunicação do Instituto Leônidas & Maria Deane (VDEIC-ILMD/Fiocruz Amazônia) realizou a primeira reunião de integração para alinhamento de atividades, envolvendo colaboradores do setor e o Grupo de Trabalho responsável pelo Planejamento Estratégico do Ensino do ILMD. O objetivo da reunião foi promover reflexão sobre as ações desenvolvidas até aqui, após um ano de gestão, e apresentar a proposta de nova Estrutura Organizacional do Ensino, que será submetida ao Conselho Deliberativo do ILMD. Também foram apresentadas a todos os servidores as alterações feitas no Regulamento de Ensino aprovadas recentemente no CD-ILMD/Fiocruz Amazõnia. O Regulamento é o conjunto de regras e atribuições que norteiam as atividades dos Programas de Pós-graduação, cursos de atualização, aperfeiçoamento e qualificação oferecidos pelo Instituto. Na reunião, também foram apresentadas as novas colaboradoras que passam a integrar a equipe.
De acordo com a Vice-diretora de Ensino, Informação e Comunicação, Rosana Parente, as reuniões de integração têm um papel importante no nivelamento de informações e no debate de ideias entre os setores que integram o Ensino. “Nesta primeira reunião de integração da gestão, destaco o acolhimento aos novos profissionais – as colaboradoras Suzana Lima de Souza e Leocivânia Lourenço de Oliveira – e a oportunidade de o grupo conhecer as atividades desenvolvidas por cada um dos trabalhadores do Ensino. Nosso planejamento é de realizarmos esses encontros periodicamente”, afirma a Vice-diretora, citando como principal resultado dessa primeira reunião de integração a elaboração do Manual de Organização e Funcionamento do Ensino. A iniciativa de criação do Manual, segundo Parente, visa adequar as atividades as mudanças dinâmicas na estrutura e atividades do Ensino e refletirão fluxos mais dinâmicos e melhorias na oferta de serviços.
Atuando desde 2013 na Secretaria Acadêmica da Vice-Diretoria de Ensino, Informação e Comunicação, a colaboradora Renata Magalhães da Silva considerou excelente a oportunidade de troca de saberes e experiências. “A Integração foi ótima porque estamos recebendo duas pessoas novas na equipe e foi possível perceber o quanto é importante no contexto do Ensino essa troca de informações sobre o que cada um faz na sua área e a possibilidade de consubstanciar tudo em um manual como primeiro produto da Integração”, afirmou Renata, que é analista de Desenvolvimento da Secretaria Acadêmica.
Neste segundo semestre, o ILMD/Fiocruz Amazônia realizará a IV Semana de Pós-Graduação, o II Encontro da área de Saúde Coletiva do Amazonas, a conclusão do Plano de Desenvolvimento Institucional do Ensino – PDIE (2022-2025), o Planejamento Estratégico (2022-2025) dos Cursos e Programas de Strictu Sensu do ILMD-Fiocruz Amazônia e o início das autoavaliações também do Stricto Sensu. Rosana Parente, destaca o incentivo da Diretora do ILMD/Fiocruz Amazônia, Adele Benzaken, à realização da reunião de Integração da Gestão de Ensino e as demais iniciativas em andamento e enfatiza que “todas as atividades serão orientadas e organizadas pela Dra. Olívia Simão e MSc. Severina Reis, as quais quero deixar aqui meus agradecimentos pela parceria”, afirmou.
TRADIÇÃO EM ENSINO
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) tem longa história na formação de mestres e doutores no país. Nas últimas décadas a instituição empreendeu um processo dirigido de expansão de suas Unidades técnico científicas rumo à outras regiões do país com a presença de cursos de pós-graduação e instalação de Centros de Pesquisa voltados para o campo da saúde. A criação do Centro de Pesquisa Leônidas & Maria Deane, em julho de 2001, em Manaus (AM) expressa o compromisso da Fiocruz em contribuir com a expansão da produção de conhecimento e do ensino pós-graduado na região amazônica. Hoje como Instituto, o ILMD/Fiocruz Amazônia tem um papel estratégico na formação de pessoas para os Sistemas de Saúde e de Ciência e Tecnologia brasileiros.
Os programas, cursos e atividades de ensino desenvolvidos pelo ILMD/Fiocruz Amazônia têm por finalidade qualificar profissionais para funções especializadas nos campos da ciência e tecnologia e da saúde, necessários à sociedade, bem como aprofundar conhecimentos e habilidades, voltando-se prioritariamente para a área de Saúde Coletiva e afins, promovendo atualização sobre os avanços de conhecimentos nesse campo e a ampliação das competências profissionais dos discentes.
O ILMD/Fiocruz Amazônia atua nas seguintes modalidades de ensino: Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, que compreendem até dois níveis de formação, Mestrado e Doutorado, e conferem títulos de Mestre e Doutor; Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, ou Especialização, que objetivam o aperfeiçoamento técnico profissional em uma área mais restrita do saber e conferem certificado de especialista; Cursos de Atualização e Aperfeiçoamento, que objetivam familiarizar graduados ou de nível médio com técnicas profissionais em áreas específicas do saber, em consonância com suas especificidades e legislação vigente; e Cursos de Qualificação, que objetivam capacitar os representantes de entidades profissionais e da sociedade civil para o aprimoramento dos processos de gestão, atenção e controle social do Sistema Único de Saúde – SUS. Para isso, o ILMD/Fiocruz Amazônia pode celebrar convênios, contratos, acordos e ajustes com entidades nacionais, estrangeiras e internacionais, públicas, privadas, ou sem fins lucrativos.