Palestra discutirá desafios para implementar a vigilância entomológica no país

O Centro de Estudos do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), apresenta na próxima sexta-feira, 20/5, às 10h (horário/Manaus), a palestra: Desafios para implementar a vigilância entomológica no país, a ser ministrada por José Bento Pereira Lima, chefe do Laboratório de Fisiologia e Controle de Artrópodes Vetores, do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/ Fiocruz).

A apresentação ocorrerá através da plataforma Zoom, por meio do link:

https://us06web.zoom.us/j/84237706791?pwd=cHpRWU9nWFFSd0h6WUZGb1h2NnhZUT09

(ID: 842 3770 6791) e (Senha de acesso: 788507).

SOBRE O PALESTRANTE

José é pesquisador titular e chefe do Laboratório de Fisiologia e Controle de Artrópodes Vetores, IOC-Fiocruz, formado em Ciências Biológicas pela Faculdade de Humanidade Pedro II, mestre em Biologia Celular e Molecular e, doutor em Biologia parasitária pela Fundação Oswaldo Cruz, com pós-doutorado em Laficave, IOC-Fiocruz.

Tem experiência na área de Parasitologia, com ênfase em Entomologia e Malacologia de Parasitas e Vectores, atuando principalmente nos seguintes temas: Criação e manutenção de colônias de culicideos em laboratório, avaliação de parâmetros biológicos de Aedes e Anopheles, controle de vetores, monitoramento da resistência de Culicidae a inseticidas e manejo de resistência para otimizar o controle vetorial.

José é também membro do Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical IOC / Fiocruz e do Mestrado Profissional em Vigilância e Controle de Vetores no IOC / Fiocruz. Foi membro do Comitê Consultivo para Controle de Vetores do Ministério da Saúde e atualmente é do Comitê Consultivo Científico de Peritos (ESAC – IVCC).

CENTRO DE ESTUDOS

O Centro de Estudos do ILMD/Fiocruz Amazônia é um núcleo que oportuniza encontros, palestras, seminários e debates sobre diversos temas ligados à pesquisa e ao ensino para a promoção da saúde.

Os eventos são gratuitos e ocorrem às sextas-feiras. As atividades são destinadas a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e trabalhadores da área da Saúde.

ILMD/ Fiocruz Amazônia

Imagem: Mackesy Nascimento