Palestra irá abordar engenharia de proteínas e aplicações biotecnológicas

O Centro de Estudos do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) apresenta na próxima sexta-feira, 29/10, às 10h, a palestra “Engenharia de proteínas: métodos e aplicações biotecnológicas”, a ser ministrada por Gilvan Pessoa Furtado, pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz no Ceará (Fiocruz/Ceará).

Link da transmissão: https://zoom.us/j/96613680786 (ID: 966 1368 0786)

Segundo o pesquisador, engenharia de proteínas é uma abordagem que visa o desenvolvimento de macromoléculas com novas e desejáveis funções, com o objetivo de torná-las mais aptas as diversas aplicações biotecnológicas. “As metodologias se baseiam na utilização da tecnologia do DNA recombinante, visando alterar a sequência primaria de um polipeptídio com intuito de melhorar alguma propriedade físico-química ou função biológica”, explicou Furtado.

A palestra pretende promover o intercâmbio de conhecimento com os estudantes de pós-graduação. “O conhecimento das diversas técnicas experimentais e computacionais existentes atualmente para se engendrar uma proteína, bem como as diversas aplicações resultantes desta abordagem, podem auxiliar o estudante de pós-graduação na realização de sua pesquisa, bem como em sua formação acadêmica”, destacou.

SOBRE O PALESTRANTE

Gilvan é bacharel em Bioquímica pela Universidade Federal de Viçosa (2007), com mestrado e doutorado em Bioquímica pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Atuou como bolsista de pós-doutorado, na mesma instituição.

Possui experiência nas áreas de bioquímica e biologia molecular, com ênfase nas áreas de expressão recombinante e engenharia de proteínas. Trabalhou com evolução dirigida de proteínas, criação de enzimas quiméricas multifuncionais, prospecção de ligantes via phage display e proteômica.

Atualmente é pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz no Ceará (Fiocruz-Ceará) com interesse no desenvolvimento de anticorpos e enzimas com ação terapêutica.

CENTRO DE ESTUDOS

O Centro de Estudos do ILMD/Fiocruz Amazônia é um núcleo que oportuniza encontros, palestras, seminários e debates sobre diversos temas ligados à pesquisa e ao ensino para a promoção da saúde.

Os eventos são gratuitos e ocorrem às sextas-feiras. As atividades são destinadas a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e trabalhadores da área da Saúde.

ILMD/Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes
Imagem: Mackesy Nascimento