Palestra irá abordar violência contra crianças e adolescentes na Estratégia Saúde da Família

O Centro de Estudos do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) apresenta na próxima sexta-feira, 8/10, às 10h, a palestra “A notificação da violência contra crianças e adolescentes na Estratégia Saúde da Família”, a ser ministrada por Nathália França de Oliveira, pesquisadora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Link da transmissão:  https://zoom.us/j/92010432498 ID: 920 1043 2498

A palestra irá abordar os resultados de um inquérito epidemiológico realizado em Manaus, Amazonas, com os profissionais da Estratégia Saúde da Família a respeito do processo de notificação compulsória da violência contra crianças e adolescentes.

Além disso, a apresentação irá reforçar a importância dos registros das situações de violência envolvendo crianças e adolescentes pelos profissionais de saúde na atenção básica para o sistema de vigilância das violências como um todo, visando aumentar a cobertura da notificação dos casos e melhorar a qualidade das informações das fichas de notificação.

SOBRE A PALESTRANTE

Nathália atua como docente na Escola Superior de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Amazonas. Integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva e do Programa de Pós-Graduação em Segurança Pública, Cidadania e Direitos Humanos.

Estuda Epidemiologia das Violências Interpessoais, Comunitárias e Familiares. Doutora em Saúde Coletiva, com área de concentração em Epidemiologia, pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

É mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem: Curso em Associação Ampla com Universidade do Estado do Pará e Universidade Federal do Amazonas. Especialista em Ecologia de Doenças Transmissíveis na Amazônia pelo Instituto Leônidas e Maria Deane/FIOCRUZ. Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal do Amazonas.

CENTRO DE ESTUDOS

O Centro de Estudos do ILMD/Fiocruz Amazônia é um núcleo que oportuniza encontros, palestras, seminários e debates sobre diversos temas ligados à pesquisa e ao ensino para a promoção da saúde.

Os eventos são gratuitos e ocorrem às sextas-feiras. As atividades são destinadas a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e trabalhadores da área da Saúde.

ILMD/Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes
Imagem: Mackesy Nascimento