Fiocruz Amazônia abre inscrições para especialização em Vigilância em Saúde na Rede de Atenção Primária à Saúde, em Tefé

De 2 a 16 de outubro estão abertas as inscrições para o processo de seleção pública simplificada de candidatos, para ingresso no Curso de Lato Sensu em Vigilância em Saúde na Rede de Atenção Primária à Saúde, oferecido pelo Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), em parceria com o Conselho dos Secretários Municipais de Saúde – COSEMS-AM, no âmbito do Projeto QUALIFICASUS. O curso será realizado no município de Tefé (AM).

O curso é gratuito e destina-se a profissionais com nível superior das Secretarias Municipais de Saúde de Tefé e municípios vizinhos, que desempenham suas funções e/ou atividades na área de Vigilância em Saúde. Para esta Chamada, serão oferecidas 50 vagas. O período de realização do curso será: novembro de 2019 a outubro de 2020.

Confira o edital AQUI

O ingresso ao Curso de Especialização será mediante Processo Seletivo, que será realizado em duas etapas: 1ª Etapa – Homologação das inscrições; e 2ª Etapa – Análise documental para efeito de pontuação (as etapas são eliminatórias). Ao longo de 12 meses, o aluno deverá cursar 460 horas em disciplinas e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

O curso será realizado em período integral (matutino e vespertino), em sistema modular, uma semana por mês, de segunda a sábado, em local a ser definido pela Secretaria Municipal de Saúde do município.

O objetivo do curso é qualificar profissionais que atuam em cuidados primários de saúde para implantação e desenvolvimento de ações de Vigilância em Saúde no plano territorial-local, promovendo a integração entre oferta de cuidados de APS e ações de vigilância na rede básica de serviços de saúde.

Para se inscrever, o candidato deverá apresentar a documentação solicitada no edital. A inscrição ocorrerá apenas por e-mail. Para efetivar sua inscrição, o candidato deverá enviar toda documentação exigida, digitalizada em um único arquivo, no formato “pdf” de até 10MB para o endereço eletrônico inscricaolato.ilmd@fiocruz.br

O horário limite para envio da inscrição será 15h (horário de Manaus/AM) do último dia de inscrição definido no Cronograma. Documentos enviados após o período da inscrição não serão aceitos para avaliação pela Comissão de Seleção.

Sobre o ‘QualificaSUS’

O Projeto QualificaSUS  é uma iniciativa do ILMD/Fiocruz Amazônia  que tem como objetivo qualificar o corpo de trabalhadores no nível da gestão e do serviço das Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Amazonas e órgãos parceiros, a fim de proporcionar um serviço de melhor qualidade e efetividade aos usuários do SUS.

São cursos de atualização, especialização e mestrado que adotarão modelo pedagógico pautado na integração ensino-serviço, na problematização da realidade local, na valorização do conhecimento e experiência do trabalhador, entendido como sujeito das práticas de gestão e sanitárias desenvolvidas nas unidades de saúde.

Os cursos serão ofertados em todos os 61 municípios, além da capital Manaus. A iniciativa conta com recursos oriundos de emenda parlamentar da bancada do Amazonas e com parceria do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Amazonas (Cosems-AM).

ILMD/Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes
Imagem: Mackesy Pinheiro