Palestra na Fiocruz Amazônia irá apresentar estudos proteômicos que revelam um novo papel da proteína FAK

Na próxima sexta-feira, 27/9, às 10h, o Centro de Estudos do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) promove a palestra “Estudos proteômicos revelam um novo papel da proteína FAK (Focal Adhesion Kinase) na regulação do splicing do mRNA”, a ser ministrada ministrada por Isabelle Bezerra Cordeiro, professora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

A apresentação ocorrerá na Sala de aula 2, no prédio anexo, na sede da Fiocruz Amazônia, situada à rua Teresina, 476, Adrianópolis, em Manaus.

SOBRE A PALESTRANTE

Isabelle é professora da Ufam, ministrando as disciplinas de Biofísica, Bioquímica e Bioética. Possui doutorado obtido pelo programa de pós-graduação em Biologia Funcional e Molecular pela Universidade Estadual de Campinas, na área de concentração Bioquímica, e mestrado pelo Programa Institucional de Pós Graduação em Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas.

Desenvolveu o projeto de identificação de proteínas nucleares ligantes de FAK em cardiomiócitos, visando o mapeamento de vias de sinalização celular que levam à hipertrofia cardíaca e interactoma da proteína FAK durante seu doutoramento. Possui experiência na área de Proteoma e Biologia Molecular.

CENTRO DE ESTUDOS

O Centro de Estudos do ILMD/Fiocruz Amazônia é um núcleo que oportuniza encontros, palestras, seminários e debates sobre diversos temas ligados à pesquisa e ao ensino para a promoção da saúde.

Os eventos são gratuitos e ocorrem às sextas-feiras. As atividades são destinadas a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e trabalhadores da área da Saúde.

ILMD/ Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes
Imagem: Mackesy Nascimento