Fiocruz Amazônia abre inscrições para curso de atualização em 32 municípios do Amazonas

Nesta quinta-feira, 19/9, o Instituto Leônidas & Maria Deane – ILMD/Fiocruz Amazônia, abre as inscrições de candidatos, para o processo de seleção pública simplificada, no âmbito do Projeto QualificaSUS do ILMD/Fiocruz Amazônia, para ingresso no Curso de Atualização em Organização de Ações de Vigilância, Prevenção e Controle de Agravos Notificáveis.

O curso será dirigido aos Agentes Comunitários de Saúde – ACS e Agentes de Combate a Endemias – ACE, de 32 municípios do Estado do Amazonas, conforme apresentados no Anexo I desta Chamada Pública, vinculados às Secretarias Municipais de Saúde dos respectivos municípios, e que desempenham suas funções e/ou atividades no cuidado primário à saúde da população.

Confira o Edital Aqui

Para esta Chamada Pública, estão sendo oferecidas as primeiras 2.700 vagas, da meta de 5.000 agentes de municípios do Estado. O curso será de 40 horas, com aulas que ocorrerão na sede de cada um dos municípios participantes, em período integral (matutino e vespertino), durante 5 dias corridos, nas datas estabelecidas no edital.

O curso possui os seguintes objetivos: Conhecer tópicos da dinâmica de transmissão passíveis de intervenções pela atenção básica; Sensibilizar a atenção básica à incorporação de estratégias e ações destinadas à prevenção e controle das doenças de transmissão vetorial; Conhecer ferramentas utilizadas pela educação em saúde para a prevenção e controle das doenças de transmissão vetorial; e, Construir plano de trabalho frente às diferentes realidades na esfera municipal.

INSCRIÇÕES

As inscrições são gratuitas e a seleção desses profissionais para participação no curso de Atualização será de responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde dos municípios listados no Anexo I e do COSEMS-AM, cabendo ao ILMD/Fiocruz Amazônia o acompanhamento do estrito cumprimento aos critérios de seleção.

Para inscrever-se, o ACE ou ACS deverá apresentar à Secretaria de Saúde do Município, todos os documentos exigidos no Edital. Esclarecimentos sobre o processo seletivo deverão ser solicitados somente através do endereço eletrônico duvidaslato.ilmd@fiocruz.br

A divulgação da lista de candidatos selecionados, será publicada no site do ILMD/Fiocruz Amazônia, no seguinte endereço (https://amazonia.fiocruz.br/?page_id=28031) e na sede da Secretaria Municipal de Saúde do município, à medida que os processos de seleção forem ocorrendo.

A oferta deste curso de Atualização é parte integrante das ações de Educação previstas no Projeto QualificaSUS do ILMD/Fiocruz Amazônia, desenvolvido em parceria com o Conselho Dos Secretários Municipais de Saúde do Amazonas – COSEMS-AM e a Prefeitura Municipal de cada um dos municípios apresentados no Anexo I, através das respectivas Secretárias Municipais de Saúde.

SOBRE O QUALIFICASUS

O Projeto QualificaSUS  é uma iniciativa do ILMD/Fiocruz Amazônia  que tem como objetivo qualificar o corpo de trabalhadores no nível da gestão e do serviço das Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Amazonas e órgãos parceiros, a fim de proporcionar um serviço de melhor qualidade e efetividade aos usuários do SUS.

São cursos de atualização, especialização e mestrado que adotarão modelo pedagógico pautado na integração ensino-serviço, na problematização da realidade local, na valorização do conhecimento e experiência do aluno trabalhador, entendido como sujeito das práticas de gestão e sanitárias desenvolvidas nas unidades de saúde.

Os cursos serão ofertados em todos os 61 municípios, além da capital Manaus. A iniciativa conta com apoio da bancada parlamentar do Amazonas e com parceria do Cosems-AM.

ILMD/Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes
Imagem: Mackesy Pinheiro