Fiocruz Amazônia participa da cerimônia de posse da nova diretoria da Escola de Enfermagem de Manaus

Nesta sexta-feira, 13/9, diretor e pesquisadores do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/ Fiocruz Amazônia) participaram da cerimônia de posse de Esron Rocha, eleito novo Diretor da Escola de Enfermagem de Manaus, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), para o quadriênio 2019-2023.

Instituição parceira da Fiocruz Amazônia, a Escola de Enfermagem de Manaus foi dirigida na última gestão, durante oito anos, por Nair Chase, graduada em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Manaus, mestra em Educação pela Ufam e doutora em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Púiblica Sérgio Arouca/Fiocruz. O Professor Esron Rocha será o 15º diretor da Escola de Enfermagem desde sua fundação em 1949.

Para Nair Chase o sentimento é de gratidão e dever cumprido. “O momento é de profunda satisfação. Entendo que eu cumpri a missão, me dediquei, pois reconheço o que a instituição fez por mim. Estou muito satisfeita, irei continuar na Escola exercendo minhas atividades. Tenho pesquisas em andamento, aulas no mestrado, e estarei disponível para a gestão atual, para aquilo que eles entendam que eu posso contribuir”, destacou.

Em entrevista, Sérgio Luz, diretor da Fiocruz Amazônia destacou a parceria entre as instituições e desejou votos de sucesso para a nova gestão. “A Escola de Enfermagem de Manaus é nossa instituição irmã, desde a implantação. Tivemos a gestão da professora Nair que esteve conosco desde a implantação dos nossos programas de mestrado e doutorado, e agora estamos presenciando a posse do professor Rocha, nosso amigo de trabalho, de bancos escolares. É com grande satisfação que a gente recebe essa nova gestão e desejamos sucesso para eles. Que possamos construir e reforçar cada vez mais essa parceria”, disse.

NOVO DIRETOR

Esron Rocha é Doutor em Ciência na área de concentração Enfermagem na Saúde do Adulto pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia e Especialista em Saúde Pública com ênfase em Saúde Indígena pela Ufam.

Atualmente é professor adjunto III da universidade, nas disciplinas Saúde Coletiva, Saúde Indígena e Estágio Curricular I (módulo rural), Coordenador estadual no âmbito da Ufam do Programa de Acesso e Melhoria da Qualidade – PMAq, Coordenador Pedagógico do curso de Qualificação de Agentes Indígenas de Saúde, Agente Indígena de Saneamento no Alto Rio Negro e Professor Permanente do Mestrado Profissional em Enfermagem da Ufam.

O diretor eleito também é Presidente da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn/Amazonas), Membro Titular da Comissão Intersetorial de Saúde Indígena (CISI), Avaliador ADOC da Revista Latino América de Enfermagem e Revista Brasileira de Enfermagem (REBEn), Presidente do 71º Congresso Brasileiro de Enfermagem 2019 e Coordenador da Telesaúde Indígena no âmbito da Ufam.  Foi também Coordenador do Programa de Pós-Graduação Latu Sensu da Fiocruz/ Amazônia).

ILMD/ Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes
Fotos: Eduardo Gomes