Começaram nesta segunda-feira as aulas da turma de 2019 do PPGVIDA

As aulas da turma 2019 do Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Condições de Vida e Situações de Saúde na Amazônia (PPGVIDA) do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) iniciaram nesta segunda-feira, 9/9, às 8h, com a palestra inaugural “Saúde da Terra???????”, ministrada por Marco Akerman, professor e pesquisador da Faculdade de Saúde Pública, da Universidade de São Paulo (USP).

Durante a aula, Marco Akerman abordou o seguinte conteúdo: de onde vem o termo “Saúde planetária” e qual é a sua definição?; que marcas a civilização humana está deixando na Terra?; que sinais e sintomas?; o que vem sendo hipotetizado (e já provado) como determinação da crescente enfermidade da Terra e seu efeito sobre a saúde das populações?; há algo a se fazer no macro, no meso e no micro; quem precisa se mobilizar?; que obstáculos pelo caminho?; que esperanças?

Neste dia também foi apresentada a equipe do ensino, o regulamento, o regimento do PPGVIDA, informações sobre bolsas do programa, manual do aluno e o calendário acadêmico. À tarde, foi iniciado o primeiro módulo do curso, Espaço, saúde e ambiente na Amazônia, ministrado pela professora e pesquisadora da Fiocruz Amazônia, Maria Luiza Garnelo.

Vagas ALUNOS ESTRANGEIROS

O Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Condições de Vida e Situações de Saúde na Amazônia (PPGVIDA) está com inscrições abertas para candidatos estrangeiros. O ingresso de alunos estrangeiros será realizado mediante processo seletivo simplificado, nos termos da chamada pública e cronograma com todos os eventos das etapas, disponíveis no Edital.

Para acesso ao edital clique AQUI

Os programas, cursos e atividades de ensino desenvolvidos pela Fiocruz Amazônia visam qualificar profissionais para funções especializadas nos campos das ciências e tecnologias em saúde, necessários à sociedade, bem como aprofundar conhecimentos e habilidades, voltando-se prioritariamente para a área de saúde coletiva e afins, promovendo atualização sobre os avanços nesse campo e a ampliação das competências profissionais dos discentes.

SOBRE O PPGVIDA

O Programa tem como objetivo capacitar profissionais para desenvolver modelos analíticos capazes de subsidiar pesquisas em saúde, apoiar o planejamento, execução e gerenciamento de serviços e ações de controle e o monitoramento de doenças e agravos de interesse coletivo e do Sistema Único de Saúde na Amazônia.

Além disso, o PPGVIDA também visa planejar, propor e utilizar métodos e técnicas para executar investigações na área de saúde, mediante o uso integrado de conceitos e recursos teórico-metodológicos advindos da saúde coletiva, biologia parasitária, epidemiologia, ciências sociais e humanas aplicadas à saúde, comunicação e informação em saúde e de outras áreas de interesse acadêmico, na construção de desenhos complexos de pesquisa sobre a realidade amazônica

ILMD/ Fiocruz Amazônia, por Marlúcia Seixas
Foto: Eduardo Gomes