Palestra do Centro de Estudos da Fiocruz Amazônia vai abordar desenvolvimento e caracterização de anticorpo encontrado em ovos de galinha

Na próxima sexta-feira, 6/9, às 10h, o Centro de Estudos do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) promove a palestra “Desenvolvimento e caracterização de anticorpo policlonais IgY de interesse a saúde em Gallus gallus, linhagem dekalb”, a ser ministrada pelo pesquisador, Diogo Pereira de Castro.

Segundo explicou Diogo, os anticorpos monoclonais e policlonais são utilizados em diversas aplicações laboratoriais, e hoje a obtenção destes anticorpos ocorre em mamíferos. A imunoglobulina Y (IgY) é o principal anticorpo encontrado em ovos de galinha (Gallus gallus), e pode ser usada como alternativa a anticorpos de mamíferos.

A palestra irá abordar sobre a obtenção do IgY e algumas de suas vantagens, uma delas em relação a sua obtenção a partir de seus ovos, não causando estresse ao animal. A apresentação ocorrerá na Sala de aula 1, no prédio anexo, na sede da Fiocruz Amazônia, situada à rua Teresina, 476, Adrianópolis, em Manaus.

SOBRE O PALESTRANTE

Diogo é graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas, pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Doutor em Biotecnologia pela Universidade do Federal do Amazonas (UFAM)

Atualmente desenvolve estudos com produção de anticorpos em ovos de galinha. Possui experiência em hidroponia e aplicações biotecnológicas na agricultura, como a utilização de Bacillus subtillis na hidroponia.

CENTRO DE ESTUDOS

O Centro de Estudos do ILMD/Fiocruz Amazônia é um núcleo que oportuniza encontros, palestras, seminários e debates sobre diversos temas ligados à pesquisa e ao ensino para a promoção da saúde.

Os eventos são gratuitos e ocorrem às sextas-feiras. As atividades são destinadas a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e trabalhadores da área da Saúde.

ILMD/ Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes
Imagem: Mackesy Nascimento