Evento na Fiocruz Amazônia aborda saúde mental no trabalho

Em referência ao mês do trabalhador, o Sindicato dos Trabalhadores da Fiocruz no Amazonas (Asfoc-AM) promoveu na última sexta-feira, 11/5, no Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) a roda de conversa “Hora de ir ao trabalho, o que você sente nesse momento?”, ministrada pelas pesquisadoras e psicólogas, Rosângela Dutra de Moraes, e Socorro de Moraes Nina. O debate foi mediado pela pesquisadora, Amandia Braga Souza, do Laboratório de Situação de Saúde e Gestão do Cuidado às Populações em Situação de Vulnerabilidade (SAGESC/ILMD Fiocruz Amazônia).

O evento abordou as relações profissionais, situações de estresse, assédio moral, normas regulatórias, jornada de trabalho, além de trazer à tona fatores que afetam direta ou indiretamente a saúde mental do trabalhador. A atividade visou aproximar os profissionais e oportunizar um debate mais amplo sobre o tema “Saúde mental do trabalhador”.

Para a psicóloga Socorro Nina, reconhecimento é a palavra chave para estabelecer vínculos de afetividade e possibilidade de um lugar melhor para trabalhar. “A saúde mental relacionada ao trabalho vem sendo discutida no âmbito nacional, como uma possibilidade, de através da fala suscitarmos movimentos de saúde. Nós trabalhadores vivemos para o trabalho, mas viver para o trabalho é também viver para si, e reconhecer em si a possibilidade de viver melhor nesse lugar”, destacou.

Rosângela Dutra, destacou que a atividade sinaliza o interesse da Instituição na promoção da saúde, e pontuou que ações como esta devem se tornar uma política Institucional de promoção a saúde. “Achei o evento muito oportuno por termos a presença do sindicato, do diretor e principalmente pelo fato das pessoas terem abordado o tema de maneira confiante, falando sobre aspectos pessoais, que nos fizeram perceber um clima de confiança, além do desejo sincero de fazer alguma coisa diferente do convencional para promover a saúde.

DIA DAS MÃES

Na oportunidade, a Asfoc-AM realizou ainda uma homenagem em referência ao Dia das Mães. A atração cultural ficou por conta do show da cantora Monalisa Roberta.

O servidores, bolsistas e colaboradores do IMD/Fiocruz Amazônia puderam saborear ainda um Rodízio de pizza, além de um prato especial, feito pelo pesquisador Pritesh Lalwani, uma das receitas premiadas durante o Superchef ILMD, promovido pelo Núcleo de Saúde do Trabalhador (NUST/ Fiocruz Amazônia).

ILMD/Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes
Foto: Marlúcia Seixas