Fiocruz Amazônia ressalta importância do Lacen-AM nos 50 anos de história da instituição
A diretora interina do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), Stefanie Lopes, participou na manhã desta segunda-feira, 02/10, da solenidade comemorativa aos 50 anos do Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Amazonas (Lacen-AM), ocorrida no Auditório da Universidade Paulista (Unip). O evento dá início à programação de aniversário da instituição, que contará com mesas-redondas, minicursos, palestras e exposição de trabalhos científicos, durante três dias. Stefanie Lopes ressaltou a importância do Lacen-AM para a vigilância laboratorial do Estado e a relação de parceria consolidade entre a Fundação de Vigilância em Saúde Dra Rosemary Costa Pinto (FVSRCP), órgão ao qual o Lacen é vinculado, e a Fiocruz Amazônia.
A diretora mencionou o processo de modernização e inovação do laboratório nesse meio século e o patamar de organização em que se encontra atualmente. “Estivemos recentemente com uma equipe da JICA (Agência de Cooperação Internacional do Japão) e compartilho com vocês o quão impressionados eles ficaram com o trabalho e a organização do Lacen-AM, com os equipamentos, a modernidade, a agilidade. Nada mais importante do que ver o reconhecimento da instituição que é feita por todas essas mãos que estão aqui, num trabalho de extrema relevância que vem sendo cada vez mais reconhecido”, mencionou Stefanie, afirmando esperar que o trabalho do laboratório possa crescer ainda mais, transformando a unidade em referência para outras que tem importância para a região amazônica.
“Sabemos dos desafios locais para armazenar e transportar amostras e do quanto o tempo de demora para mandarmos para outros centros e termos o resultado influencia na obtenção dos resultados, daí a importância de se fortalecer sempre mais para que se possa dar celeridade para a população e que, nos próximos 50 anos, consigamos ainda mais rápido trazer imponência para essa instituição pelo serviço feito até hoje”, afirmou a diretora interina da Fiocruz Amazônia.
A solenidade de abertura da programação contou com representantes de outras instituições parceiras do Lacen-AM, a exemplo da Fundação Alfredo da Matta, Secretaria Municipal de Saúde, Universidade Federal do Amazonas, Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Fundação de Medicina Tropical Dr.Heitor Vieira Dourado e Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado do Amazonas (Fapeam).