Centro de Estudos da Fiocruz Amazônia vai abordar desafios da vigilância das paralisias flácidas agudas em tempos de não pólio no Brasil

O Centro de Estudos do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD / Fiocruz Amazônia) apresenta na próxima sexta-feira, 23/6, às 10h, a palestra “A poliomielite existe? Os desafios da vigilância das paralisias flácidas agudas em tempos de não pólio no Brasil: experiência do Estado de São Paulo”, a ser ministrada pela pesquisadora, Alessandra Lucchesi de Menezes Xavier Franco, Diretora Técnica em Saúde, na Divisão de Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar do Centro de Vigilância Epidemiológica “Prof. Alexandre Vranjac”, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

A apresentação será moderada pela pesquisadora da Fiocruz Amazônia, Fabiane Vinente. Para participar, os interessados devem acessar o link: https://us06web.zoom.us/j/81420689953?pwd=cHB1eEI2NTY1NWx0N2dNZjMzb3hqQT09 utilizando (ID da Reunião: 814 2068 9953) e (Senha de acesso: 976650).

SOBRE A PESQUISADORA

Alessandra é Mestra em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com doutorado em andamento no Programa de Pós-Graduação da Coordenadoria de Controle de Doenças – CCD, na área de concentração de Vigilância em Saúde Pública, programa reconhecido pela Universidade de São Paulo – USP. Atualmente é diretora Técnica em Saúde II na Divisão de Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar do Centro de Vigilância Epidemiológica “Prof. Alexandre Vranjac”, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, e apoio técnico na operacionalização da campanha de vacinação contra a COVID-19.

Conta com a experiência de conduzir o enfrentamento de emergências em saúde pública, e condução do sistema de vigilância epidemiológica, além de auxiliar no desenvolvimento de requisitos para elaboração de sistemas de informação voltados à área da saúde.

Além disso, conta com a com experiência de docência no nível de graduação, e pós-graduação multiprofissional na área da saúde na área de enfermagem, epidemiologia, planejamento e gestão de serviços e sistemas de saúde. Bacharel em Enfermagem e bacharel em Gestão em Sistemas e Serviços de Saúde/Saúde Coletiva, especialista em Auditoria em Sistemas de Saúde e em Gestão Hospitalar e de Serviços de Saúde.

SOBRE O CENTRO DE ESTUDOS

O Centro de Estudos do ILMD/Fiocruz Amazônia é um núcleo que oportuniza encontros, palestras, seminários e debates sobre diversos temas ligados à pesquisa e ao ensino para a promoção da saúde. Os eventos são gratuitos e ocorrem às sextas-feiras. As atividades são destinadas a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e trabalhadores da área da Saúde.