Fiocruz lança chamada para Pesquisador Visitante Sênior

A Presidência da Fiocruz lança hoje uma chamada para seleção de Pesquisador Visitante Senior (PVS). Ao todo, serão selecionados até cinco auxílios a serem concedidos para professores/pesquisadores visitantes seniores com reconhecida competência profissional, que deverão apresentar Plano de Atividades para contribuir na estruturação e fortalecimento de programas de Pós-Graduação das seguintes unidades ou Escritórios da Fiocruz: Amazônia, Rondônia, Mato Grosso do Sul, Ceará e Piauí. Propostas podem ser enviadas até 25 de novembro.

Acesse aqui a chamada

A chamada busca reduzir as desigualdades regionais e fortalecer a integração do sistema de ensino, pesquisa e inovação nacional da Fiocruz. Seu objetivo é selecionar pesquisadores visitantes seniores com vistas à ampliar e dar densidade às atividades de pesquisa e desenvolvimento tecnológico relacionadas à missão institucional, articulada com o ensino para unidades e escritórios da Fiocruz implantados mais recentemente ou em áreas com menor densidade de cursos de pós-graduação Stricto sensu.

A implementação do Plano de Atividades visa também apoiar iniciativas de captação externa de recursos, auxiliar a estruturação e fortalecimento de programas de pós-graduação nos referidos locais e a orientação de alunos de mestrado e doutorado.

A chamada é voltada a professores/pesquisadores de elevada qualificação acadêmica, preferencialmente internos à Fiocruz, em atividade ou aposentados. Além da formação, os candidatos deverão ter reconhecida competência profissional para atuar na investigação científica ou tecnológica na Fiocruz.

As atividades do PVS terão duração de 12 meses e devem ser iniciadas entre março e abril de 2023. Será possível solicitar, no máximo, uma prorrogação por mais um ano. A previsão é que a divulgação do resultado final (pós-recurso) seja feita em 17 de janeiro de 2023.

Por Isabela Schincariol