Vacina BCG: lições a partir da análise genômica funcional será tema do Centro de Estudos

O Centro de Estudos do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), apresenta na próxima sexta-feira, 15/7, às 10h (horário/Manaus), a palestra: “Vacina BCG: lições a partir da análise genômica funcional”, a ser ministrada por Leila de Mendonça Lima, pesquisadora do Instituto Oswaldo Cruz (IOC- Fiocruz)

Na ocasião, o pesquisador abordará os estudos sobre o Mycobacterium bovis BCG Moreau, a partir da análise genômica da cepa utilizada no Brasil para a produção da vacina contra a tuberculose, com foco no impacto funcional de algumas das mutações identificadas.

A apresentação ocorrerá através da plataforma Zoom, por meio do link: https://us06web.zoom.us/j/88415777494?pwd=ZW9ST09GVFUrQUpvdG93UTYrRi90dz09

(ID: 884 1577 7494) e (Senha de acesso: 358853)

SOBRE O PALESTRANTE

Leila possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, doutorado em Ciências Biológicas (Genética) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e pós-doutorado em Genética Molecular Micobacteriana, pelo Instituto Pasteur, França.

É Pesquisadora Titular da Fundação Oswaldo Cruz, tendo chefiado o Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular (2005-2007) e o Laboratório de Genômica Funcional e Bioinformática (2007-2012) do IOC. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular do Instituto Oswaldo Cruz (2013-2022). Tem experiência na área de Genética Molecular, com ênfase em genômica e proteômica de micobactérias e tripanosomatídeos.

CENTRO DE ESTUDOS

O Centro de Estudos do ILMD/Fiocruz Amazônia é um núcleo que oportuniza encontros, palestras, seminários e debates sobre diversos temas ligados à pesquisa e ao ensino para a promoção da saúde.

Os eventos são gratuitos e ocorrem às sextas-feiras. As atividades são destinadas a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e trabalhadores da área da Saúde.

ILMD/Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes
Imagem: Mackesy Nascimento