Reunião na Fiocruz Amazônia pauta Planejamento Estratégico para Mestrado Profissional em Saúde da Família

Membros do Grupo de Trabalho responsável pelo Planejamento Estratégico do Ensino no Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), realizaram na manhã desta sexta-feira, 8/7, uma reunião com a Coordenação do Mestrado Profissional em Saúde da Família (ProfSaúde). O intuito da reunião é reafirmar os compromissos assumidos pelo Programa, além de estabelecer novas metas e estratégicas que possam potencializar melhorias contínuas para o ProfSaúde, no quadriênio 2022 e 2025.

“Cada Programa está construindo seu plano estratégico, então a ideia é que esse plano seja válido para os próximos quatro anos. O objetivo é que cada programa pense o que irá realizar, dentro daquelas ações específicas de cada área, no nosso caso, da área de saúde coletiva. Esse planejamento visa a melhoria dessas ações que desenvolvemos no âmbito do programa. Estamos pensando as metas e os indicadores, para avançarmos e melhorar também a própria avaliação dos programas, especialmente na Amazônia, onde temos poucos programas com notas acima de três, que é uma nota mínima para os programas se posicionarem”, explicou Júlio César Schweickardt, coordenador do Mestrado Profissional em Saúde da Família.

O Planejamento busca ainda avaliar e estruturar novas diretrizes para o programa. O processo será estabelecido através de um Grupo de Trabalho composto pelos pesquisadores, Stefanie Costa Pinto Lopes; Priscila Ferreira de Aquino; Rodrigo Tobias de Souza Lima; Júlio César Schweickardt; Maria Luiza Garnelo Pereira; Maria Olívia de Albuquerque Ribeiro Simão; Severina de Oliveira dos Reis.

O PROFSAUDE/MPSF é um Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Saúde da Família, em rede, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação (MEC). O programa é uma estratégia de formação que visa atender à expansão da pós-graduação no país, bem como à educação permanente de profissionais de saúde, com base na consolidação de conhecimentos relacionados à Atenção Primária em Saúde (APS), à Gestão em Saúde e à Educação.

O curso é oferecido na modalidade EaD, abrangendo 09 (nove) encontros síncronos (presenciais ou virtuais, a depender do contexto epidemiológico) e atividades desenvolvidas a distância no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). As instituições de Ensino Superior (IES) que integram a Rede Nacional do PROFSAUDE/ MPSF são denominadas instituições associadas e são responsáveis pela execução do curso localmente.

ILMD/ Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes
Fotos: Ingrid Anne