Inova Up irá abordar acesso ao patrimônio genético e ao conhecimento tradicional

O primeiro Inova Up de 2022 traz o tema Acesso ao Patrimônio Genético e ao Conhecimento Tradicional Associado no âmbito da Lei 13.123/2015 de 20/5/2015 além de orientações úteis a pesquisadores as quais serão tratadas por Aline Morais, coordenadora da Plataforma de Apoio à Pesquisa e Inovação do Instituto Oswaldo Cruz – IOC/FIOCRUZ.

Entre os assuntos que serão tratados, os participantes terão a oportunidade de saber mais sobre os principais conceitos; o que pode e o que não pode ser considerado como um acesso; atividades que tiveram seu prazo postergado para adequação à Lei 13.123/2015; espécies que se encontram fora do escopo da Lei; o que é e, do que trata a remessa e o envio; as sanções previstas bem como a regularização do passivo, além do Cadastro de Acesso e Remessa no SisGen.

Aprovada em 2015, a Lei 13.123/2015, conhecida como Lei da Biodiversidade, estimula as pesquisas com espécies nativas além de reduzir questões burocráticas. Ela trata do acesso ao patrimônio genético dos biomas brasileiros e do acesso ao conhecimento tradicional associado à biodiversidade brasileira.

SOBRE A PALESTRANTE

Aline Morais é doutora e mestre em Propriedade Intelectual e Inovação pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI, além de ser pós-graduada em Direito Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas – FGV e graduada em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. É Analista de Gestão em Saúde na Fundação Oswaldo Cruz, atuando como Coordenadora da Plataforma de Apoio à Pesquisa e Inovação do Núcleo de Inovação Tecnológica do Instituto Oswaldo Cruz – IOC/Fiocruz.

INSCRIÇÕES E PARTICIPAÇÃO NO EVENTO

O Inova Up – Acesso ao Patrimônio Genético e ao Conhecimento Tradicional Associado será no dia 24 de março, às 9h30 (Fuso horário de Manaus). Para participar, basta acessar o sítio eletrônico www.arranjoamoci.org/inovaup e inscrever-se gratuitamente. O link para assistir o evento será enviado por e-mail para os inscritos confirmados, além disso, os participantes que realizarem o check-in durante o evento terão direito a certificado de horas complementares.

O evento ainda conta com o apoio do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) e do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá.

SOBRE O INOVA UP

Caminhando para sua 8ª Edição, o Inova Up é uma plataforma do Arranjo de Núcleos de Inovação Tecnológica da Amazônia Ocidental – Arranjo AMOCI que tem por finalidade disseminar e ampliar o acesso à cultura e à prática da Propriedade Intelectual, da Transferência de Tecnologia e do Empreendedorismo para além das Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICT) buscando alcançar os estudantes e a sociedade em geral, com o objetivo de fomentar a Inovação na Amazônia Ocidental.

Em abril de 2021, ainda com outra denominação, o Inova Up lançou uma série de vídeos com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas – FAPEAM no evento que destacou o tema “Popularização da Propriedade Intelectual” o qual teve um alcance de público para além da Amazônia Ocidental. O conteúdo audiovisual lançado na ocasião explora o universo da Propriedade Intelectual de forma prática e de fácil compreensão até para aqueles que não estão familiarizados com o tema. Os vídeos encontram-se no Canal do Arranjo AMOCI (https://www.youtube.com/arranjoamoci) e no endereço eletrônico (https://arranjoamoci.org/poppi).