Projeto da Fiocruz Amazônia lança website Medidas de Saúde Pública contra a Covid-19

O Projeto Manaós: Saúde da População Indígena no Contexto Urbano, uma iniciativa coordenada pelo Laboratório de História, Políticas Públicas e Saúde na Amazônia (LAHPSA), do Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/ Fiocruz Amazônia) realiza neste sábado, 20, às 9h, na área de convivência da comunidade do Parque das Tribos, o lançamento do website Medidas de Saúde Pública contra a Covid-19, um espaço inédito, criado no site oficial do projeto (www.projetomanaos.com.br), voltado para o diálogo aberto e direito com populações vulneráveis sobre medidas de prevenção e combate ao novo coronavírus.

A página foi produzida com base no conteúdo na Guia de “Orientações para a aplicação de medidas de saúde pública não farmacológicas a grupos populacionais em situação de vulnerabilidade no contexto da Covid-19”, um material (textual) desenvolvido em 2020 pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPS/OMS).

De acordo com a Guia, disponível gratuitamente em português, espanhol, inglês e francês, a pandemia demonstrou que a vulnerabilidade está associada tanto a características individuais e biológicas, quanto ao contexto social, econômico e político dos grupos. Portanto, a eficácia das medidas depende da superação de diversos obstáculos e da capacidade de diminuir efeitos indesejados no processo de aplicação da maioria delas.

Por meio de vídeos, ilustrações, figuras, foi possível consolidar um conjunto de recomendações (acessíveis) que tratam de: quarentena; isolamento; fechamento de locais e negócios não essenciais; transporte público; fechamento de escolas; asilos, presídios e outros centros de longa permanência; lavagem das mãos; eventos em massa (aglomerações); condições de moradia; e trabalhadores essenciais.

Acesse: https://www.projetomanaos.com.br/medidas-saude-publica-covid19/

O projeto conta como público focal os moradores da comunidade do Parque das Tribos (indígenas e não indígenas) e visa esclarecer as pessoas sobre questões ligadas à pandemia, gerando, consequentemente, uma convivência mais segura destas com o vírus. Comunidades vivendo situações semelhantes a dos moradores do Parque das Tribos também se beneficiarão.

Finalmente, a página cumpre um compromisso de oferecer informações qualificadas e referenciadas capazes de orientar líderes e gestores públicos na tomada de decisão sobre temas ligados a grupos vulneráveis, bem como subsidiar a criação de políticas públicas que efetivamente tenham poder de transformação social.

EVENTO

Horário: 09 horas.

Local: área de convivência “O Malocão”, localizada na comunidade do Parque das Tribos (bairro Tarumã-Açu).

Por Grace Soares
Imagem: divulgação