Encontro da pós-graduação da Fiocruz Amazônia inicia no dia 30/11

O Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), por meio da Vice-Diretoria de Ensino, Informação e Comunicação, promoverá de 30 de novembro a 03 de dezembro, o III Encontro da Pós-graduação do ILMD/Fiocruz Amazônia e o I Encontro dos Programas de Pós-graduação em Saúde Coletiva no Amazonas. Em 2021, o tema central dos Encontros é “Sindemias, desafios e oportunidades da saúde pública contemporânea”.

O III Encontro da Pós-graduação do ILMD/Fiocruz Amazônia tem como objetivos discutir avanços científicos em temáticas de relevância para a pesquisa dos pós-graduandos, em particular os da Fiocruz Amazônia; estimular a troca científica entre os alunos dos diferentes cursos, e divulgar os projetos de pesquisa desenvolvidos pelos discentes dos Programas.

“Espero que o evento proporcione subsídios para discutir agravos relevantes de saúde dentro de um contexto de sindemias nas diferentes populações, assim como promova informações, com base em evidências científicas, sobre os desafios e as oportunidades no campo da saúde, tanto na região amazônica como no país”, explica Priscila Aquino, coordenadora do evento.

O Encontro é destinado a pesquisadores, alunos de pós-graduação e de iniciação científica, e profissionais de saúde. As atividades são gratuitas e acontecerão em formato virtual, com acesso pela plataforma do YouTube, no canal  PPGBIO-Interação – Fiocruz Amazônia.

Os agravos relevantes da saúde no país, mediante a compreensão de como fatores ambientais, sociais, econômicos e biológicos promovem e potencializam os efeitos negativos da interação entre doenças nas diferentes populações, e temáticas como saúde coletiva, ambiente e sustentabilidade, Covid-19, medicina tropical, saúde mental e a pesquisa científica na pós-graduação, também serão abordados durante o Encontro.

SUBMISSÃO DE TRABALHOS

O prazo inicial para submissão de trabalhos é 12 de novembro. As submissões na modalidade Pôster Eletrônico são destinadas exclusivamente para:

  • Estudantes e egressos dos cursos de Pós-graduação Stricto Sensu do ILMD/Fiocruz Amazônia, do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Universidade do Estado do Amazonas (PPGSC-UEA) e do Doutorado em Saúde Pública na Amazônia (DASPAM-Fiocruz/UFAM/UEA).
  • Estudantes oriundos do Programa de Iniciação Científica do ILMD/Fiocruz Amazônia.

Cada participante poderá submeter no máximo dois resumos vinculados à sua inscrição. Não há limite para participação em coautoria de trabalhos inscritos por outros participantes.

Os trabalhos serão apresentados na modalidade Pôster Eletrônico e devem ser submetidos em uma das categorias: Saúde Coletiva; Biologia da Interação Patógeno Hospedeiro; e Relato de Experiência.

Os trabalhos apresentados por estudantes de Iniciação Científica devem ser indicados na modalidade Painel Aspirante, dentro de cada uma das categorias: Saúde Coletiva; Biologia da Interação Patógeno Hospedeiro; e Relato de Experiência.

Os trabalhos apresentados concorrerão à premiação de melhores trabalhos do evento, dentro de cada uma das categorias.

EXPOSIÇÃO VIRTUAL

Em paralelo à apresentação de trabalhos científicos, também ocorrerá a Exposição Virtual Fotográfica nas categorias: Enfrentamento à Pandemia de Covid-19; Determinantes Sociais e Cuidado em Saúde de Populações Amazônicas; Fatores Biológicos e Eco-Epidemiologia de Doenças na Amazônia; e Patógenos e Seus Vetores.

Os critérios para a seleção das fotografias serão: criatividade, originalidade, relevância e conformidade com a categoria escolhida. Para informações e inscrições acesse

Informações sobre o evento no Campus Virtual da Fiocruz em  https://campusvirtual.fiocruz.br/gestordecursos/hotsite/IIIencontro_posgrad_ilmd_fiocruz_amazonia

Acompanhe também em:

Página do Facebook

https://www.facebook.com/III-Encontro-da-P%C3%B3s-gradua%C3%A7%C3%A3o-do-ILMDFiocruz-Amaz%C3%B4nia-101866008964434

Linkedin

https://www.linkedin.com/company/80387914

Twitter

https://twitter.com/encontroilmd

Instagram

https://www.instagram.com/p/CVlRHd-LkZD/?utm_medium=copy_link

O evento será transmitido ao vivo pelo canal PPGBIO-Interação – Fiocruz Amazônia. Serão emitidos certificados de participação para quem participar de mais de 70% da carga horária total do evento.

ILMD/Fiocruz Amazônia, por Marlúcia Seixas
Imagens: UP Comunicação Inteligente