Inscrições para oficinas de divulgação científica podem ser feitas até o dia 22/8

Prorrogadas as inscrições para o Projeto CiênciaPop On-line: Fiocruz Amazônia na SNCT 2021, do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia). A ação oferece duas oficinas: DigiCiência (de vídeos digitais para divulgar ciência) e OuvirCiência (de criação de podcasts para divulgação de pesquisas).

As atividades marcam no Instituto o início da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), cujo tema deste ano é A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta. Diante do contexto de pandemia, o ILMD/Fiocruz Amazônia vai realizar as atividades de divulgação e popularização científica, no formato digital.

O Projeto pretende promover treinamento e socialização de ferramentas tecnológicas para que bolsistas de iniciação científica, alunos de pós-graduação e pesquisadores interessados possam divulgar pesquisa científica nas mídias digitais.

As inscrições vão até o dia 22/8/2021, via campus virtual.  A lista com os nomes dos selecionados será divulgada no dia 23/8.

A oficina “DigiCiência” ocorrerá no dia, 24/8, (14h às 17h), a ser ministrada por Rômulo Araújo, jornalista, especialista em Design, Comunicação e Multimídia e em Divulgação e Jornalismo Científico em Saúde e Ambiente na Amazônia.

A oficina “OuvirCiência” será ministrada por Cristiane Barbosa, professora e jornalista, doutora em Ciências da Informação, no dia 26/8, (14h às 17h).

Para inscrição, clique na oficina:

Digiciência

Ouvirciência

O Projeto vai beneficiar estudantes e pesquisadores, além de professores da Pós-Graduação do ILMD/Fiocruz Amazônia. Os vídeos produzidos pelos participantes podem ser disponibilizados nas mídias sociais digitais da instituição, apresentados em eventos científicos e distribuídos a parceiros e interessados.

As oficinas se propõem a realizar treinamento, por meio de atividades teóricas e práticas, ministradas e conduzidas por um profissional especialista nesta área, oportunizando que os participantes produzam materiais, preferencialmente sobre a pandemia da Covid-19 e outras infecções virais (Zika, Dengue, Chikungunya).

ILMD/Fiocruz Amazônia, por Marlúcia Seixas
Arte: Mackesy Nascimento