Especificidades do suicídio entre indígenas no Brasil será tema de palestra do Centro de Estudos

O Centro de Estudos do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), apresenta na próxima sexta-feira, 26/03, às 10h, a palestra “Especificidades do suicídio entre indígenas no Brasil”, a ser ministrada por Maximiliano Loiola Ponte de Souza, pesquisador da Unidade da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Ceará.

Nesta palestra será abordada a temática do suicídio entre populações indígenas, explorando as especificidades epidemiológicas e socioculturais deste grave problema social e, de saúde pública.

A palestra ocorrerá através da plataforma Zoom, por meio do link: https://zoom.us/j/97559129185 utilizando o ID da reunião: 975 5912 9185

SOBRE O PALESTRANTE

Maximiliano é graduado em Medicina pela Universidade Federal do Ceará, com residência médica em Psiquiatria pelo Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo. É mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas e, doutorado em Ciências pelo Instituto Fernandes Figueiras, da Fundação Oswaldo Cruz.

Atua no campo da saúde mental, tanto na clínica como na academia. Na clínica, no setor público, atuou como médico psiquiatria no estado do Amazonas, desde 2001, no Centro Psiquiátrico Eduardo Ribeiro, da Secretaria Estadual de Saúde, atuando tanto na assistência (ambulatório de psiquiatria e urgências psiquiátricas), como no ensino, como preceptor da Residência Médica em Psiquiatria.

Entre novembro de 2006 e julho de 2017, atuou como pesquisador no Instituto Lêonidas & Maria Deane, (ILMD/Fiocruz Amazônia), em Manaus. Ao longo deste período, coordenou cursos de especialização em Saúde Mental, foi docente dos programas de mestrado da instituição, chefe e vice-chefe do Laboratório de Estudos Interdisciplinares em Saúde Indígena e outras populações vulneráveis, bem como coordenou projetos de pesquisa interdisciplinares, na interface entre saúde mental, antropologia da saúde e saúde indígena.

Em julho de 2017, foi transferido para o Escritório Técnico da Fiocruz no Ceará, onde atua como pesquisador e docente do Programa de Mestrado, da Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família (RENASF) e do Mestrado Profissional em Saúde da Família.

CENTRO DE ESTUDOS

O Centro de Estudos do ILMD/Fiocruz Amazônia é um núcleo que oportuniza encontros, palestras, seminários e debates sobre diversos temas ligados à pesquisa e ao ensino para a promoção da saúde.

Os eventos são gratuitos e ocorrem às sextas-feiras. As atividades são destinadas a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e trabalhadores da área da Saúde.

ILMD/Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes
Imagem: Mackesy Nascimento