Centro de Estudos da Fiocruz Amazônia vai abordar marcadores para o desenvolvimento de produto e ciência básica

O Centro de Estudos do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), apresenta na próxima sexta-feira, 19/03, às 10h, a palestra “Metabolômica, Lipidômica e a busca de marcadores para o desenvolvimento de produto e ciência básica, utilizando Inteligência Artificial”, a ser ministrada por Rodrigo Ramos Catharino, Professor Livre Docente, da  Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Nesta palestra será abordado o que é metabolômica e llipidômica, qual a tecnologia utilizada para realizar as plataformas, o que os marcadores biológicos significam, desenvolvimento de técnicas de diagnóstico e mecanismos bioquímicos envolvendo fisiopatologias, através de marcadores de baixa massa molecular, que são utilizados pela inteligência artificial para a criação de novos programas de aplicação em ciências.

A palestra ocorrerá através da plataforma Zoom, por meio do link: https://zoom.us/j/99713430250 (ID da reunião: 997 1343 0250)

SOBRE O PALESTRANTE

Rodrigo Ramos possui mestrado e doutorado pela Universidade Estadual de Campinas, Pós- doutorando na Florida State University e no Instituto de Química -UNICAMP.

Atualmente é Professor Livre Docente, do Curso Farmácia, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (UNICAMP), coordenador do Laboratório INNOVARE de Biomarcadores, com experiência em área translacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Biomarcadores, elucidação estrutural, e novos omics em diagnostico, medicamentos, cosméticos e alimentos.

CENTRO DE ESTUDOS

O Centro de Estudos do ILMD/Fiocruz Amazônia é um núcleo que oportuniza encontros, palestras, seminários e debates sobre diversos temas ligados à pesquisa e ao ensino para a promoção da saúde.

Os eventos são gratuitos e ocorrem às sextas-feiras. As atividades são destinadas a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e trabalhadores da área da Saúde.

ILMD/Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes
Imagem: Mackesy Nascimento