Covid-19: Fiocruz envia ventiladores pulmonares para o Amazonas

O programa Unidos Contra a Covid-19 continua apoiando o estado do Amazonas no enfrentamento da Covid-19. O projeto enviou 50 ventiladores pulmonares para os hospitais da capital (Manaus) e interior do estado, com o apoio da Força Aérea Brasileira e o Hospital Sírio Libanês. Os ventiladores serão entregues a Secretaria Estadual de Saúde, que cuidará da distribuição. São 30 ventiladores para transporte de pacientes e mais 20 ventiladores para uso em UTI.

“O programa Unidos Contra a Covid-19 possibilitou a distribuição de 216 ventiladores pulmonares, que foram utilizados pelo Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas [INI/Fiocruz] e a rede assistencial do Sistema Único de Saúde [SUS]. Identificamos que 50 desses ventiladores poderiam ser encaminhados para o Amazonas, possibilitando abertura de mais leitos de UTI”, diz o vice-presidente de Gestão e Desenvolvimento Institucional da Fiocruz, Mario Moreira. 

Os equipamentos fortalecem a infraestrutura do SUS e ficarão como um legado para o estado, podendo ser utilizados pelos hospitais em emergências futuras.

Aryanne Valenzuela (Escritório de Captação de Recursos da Fiocruz)