Fiocruz Amazônia lança banco de currículo para seleção de bolsistas de iniciação científica

Tem interesse em fazer iniciação científica no Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), mas não sabe como fazer? O Programa de Iniciação Científica (PIC) da Unidade, lançou esta semana, um banco de currículo, que visa a ser uma rede de contatos para aproximar estudantes e Instituição.

Acesse o banco de currículo em: https://amazonia.fiocruz.br/sistemas/sisbc/

De acordo com a coordenação do programa, a ferramenta pretende auxiliar tanto o pesquisador em selecionar bolsistas para uma possível entrevista ou projeto, como também alunos que tenham interesse em se candidatar a uma vaga de iniciação científica, para trabalhar em projetos da Fiocruz Amazônia.

Por meio da plataforma, o aluno consegue selecionar áreas de interesse, durante o cadastro, o que facilita o melhor direcionamento de alunos, dentre as diversas linhas de pesquisa existentes entre os laboratórios de pesquisa do ILMD/Fiocruz Amazônia. Após preencher o formulário, os dados do candidato serão disponibilizados aos pesquisadores e, assim que surgir uma oportunidade, o mesmo será contactado.

SOBRE O PIC

O Programa de Iniciação Científica da Fiocruz Amazônia tem como objetivos despertar a vocação científica e incentivar novos talentos potenciais entre estudantes de graduação; contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa e inovação tecnológica nos Determinantes Socioculturais, Ambientais e Biológicos do Processo Saúde-Doença-Cuidado para a melhoria das condições sociossanitárias na Amazônia;  estimular pesquisadores produtivos a envolverem estudantes de graduação em suas atividades científicas, tecnológicas e profissionais; e proporcionar ao bolsista, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensamento científico e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas estudados ou alvo da pesquisa.

ILMD / Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes
Imagem: Mackesy Nascimento