Feira de Produtos Orgânicos estimula alimentação livre de agrotóxicos

Manter uma alimentação saudável é importante para a correta funcionalidade do corpo humano. A escolha de alimentos saudáveis é um importante gancho para uma população mais ativa, com mais nutrientes no organismo e com menos riscos de ter doenças, como diabetes e hipertensão. Mamão, couve, beterraba, frutas e alguns legumes orgânicos são substituídos por alimentos industrializados.

Como uma alternativa para estimular o consumo de plantas alimentícias não-convencionais (Pancs), o Laboratório Território, Ambiente, Saúde e Sustentabilidade (LTASS) do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) realizou hoje, 12/3, mais uma edição da Feira de Produtos Orgânicos.

A Feira é coordenada pelo LTASS, em parceria com a Rede Maniva de Agroecologia do Amazonas (REMA), a Coordenação Regional Norte da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente da Fiocruz (Obsma), com apoio da coordenação regional do Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública (Asfoc-AM).

A atividade visa sensibilizar trabalhadores da Fiocruz Amazônia e comunidade do entorno, para a importância da adoção de uma dieta livre de agrotóxicos. “É uma feirinha agroecológica, porque ela tem adubos orgânicos, é composta de agricultores, que realmente plantam, trazem os alimentos e colhem horas antes, para trazê-los ainda frescos. A diferença desses alimentos para qualquer um outro, além de saudáveis, é que ele tem muito mais durabilidade”, comentou Rejane Marques, Assistente de Gestão da Obsma.

O pesquisador e um dos coordenadores do atividade, Marcílio Medeiros, reforça a mudança do comportamento das pessoas com a propagação de mais feiras de produtos orgânicos na cidade, estimulando o consumo responsável dos manauaras.  “A produção orgânica, por meio da agroecologia, que se preocupa também com a qualidade de vida e a saúde dos trabalhadores. Uma forma de apresentar à sociedade uma outra maneira de consumir, mas também saberem que essa produção vem de um local, onde moram pessoas trabalhadoras, que tem um convívio com o ambiente rural, de forma saudável, e que produzem para atender as necessidades das populações urbanas.”

SOBRE ORGÂNICOS

Os produtos orgânicos são cultivados sem o uso de adubos químicos ou agrotóxicos. São considerados produtos limpos e saudáveis e que respeitam o meio ambiente e contribuem para a preservação dos recursos naturais.

A FEIRA

Participam da Feira de Produtos Orgânicos, agricultores da Associação dos Agricultores São Francisco de Assis – Ramal da Cachoeira, entidade ligada à Rede Maniva de Agroecologia do Amazonas (Rema).

Dentre os produtos agrícolas orgânicos comercializados estão hortaliças, frutos regionais de época, plantas medicinais e plantas comestíveis não convencionais, entre outros. Artesanato, alimentos feitos a partir de produtos orgânicos e mudas de plantas também estão na feira.

A próxima edição da Feira acontecerá no dia 16/4, na Rua Teresina, 476, Adrianópolis. Venha conferir!

ILMD/Fiocruz Amazônia, por Diovana Rodrigues
Foto: Eduardo Gomes