Pesquisa sobre hemoparasitos em lagartos da Amazônia Central será apresentada no Centro de Estudos

O Centro de Estudos do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), apresenta na próxima sexta-feira, 7/5, às 10h, a palestra “Parasitos Fantásticos e Onde Habitam: Hemoparasitos em lagartos da Amazônia Central”, a ser ministrada pela pesquisadora Amanda Maria Picelli.

Sengundo Amanda, “os parasitos são organismos reconhecidos pela sua grande capacidade de influenciar a evolução e ecologia de seus hospedeiros, tanto ao nível de indivíduo quanto de comunidade. Entretanto, no Brasil, um dos países com a maior biodiversidade do planeta, estudos sobre parasitismo em populações silvestres ainda são relativamente escassos”, explica.

Nesse contexto, a palestra irá abordar recentes investigações sobre a ocorrência de parasitos de sangue em lagartos da Amazônia Central, explorando aspectos relacionados à diversidade, taxonomia e suas relações ecológico-evolutivas. “De modo geral, nossos resultados demostraram que essa região não abriga apenas uma fauna diversificada desses hospedeiros, mas também elevada pravalência e diversidade de hemoparasitos com potencial para novas espécies”, destaca Picelli.

O estudo apresenta dados que poderão embasar futuros estudos taxonômicos, ecológicos e evolutivos com esses hemoparasitos e seus lagartos hospedeiros. A apresentação ocorrerá através da plataforma Zoom, por meio do link: Link da transmissão: https://zoom.us/j/91399076494  (ID da reunião: 913 9907 6494)

SOBRE A PALESTRANTE

Amanda é graduada em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, mestre em Ciências do Ambiente pela Universidade Federal do Tocantins e doutora em Zoologia pela Universidade Federal do Amazonas.

Atualmente trabalha como Bolsista de Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Biologia Experimental da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), através do Programa de Apoio à Pós-graduação da Amazônia Legal (PDPG – Amazônia Legal).

Tem experiência na área de protozoologia parasitária de animais silvestres, atuando principalmente nos seguintes temas: diversidade; sistemática e taxonomia; e relações ecológicos-evolutivas entre parasitos e seus hospedeiros.

CENTRO DE ESTUDOS

O Centro de Estudos do ILMD/Fiocruz Amazônia é um núcleo que oportuniza encontros, palestras, seminários e debates sobre diversos temas ligados à pesquisa e ao ensino para a promoção da saúde.

Os eventos são gratuitos e ocorrem às sextas-feiras. As atividades são destinadas a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e trabalhadores da área da Saúde.

ILMD/ Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes
Imagem: Mackesy Nascimento