Novo canal para profissionais que atendem pacientes com malária é disponibilizado pela Saúde

O Ministério da Saúde disponibiliza um canal de telessaúde, denominado de Telemal, voltado para profissionais de saúde que atendem pacientes com malária e outras doenças febris agudas. Este serviço inovador é resultado da colaboração entre a pasta e especialistas do Instituto Leônidas e Maria Deane (Fiocruz Amazônia), da Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) e da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP).

Telemal permite que especialistas compartilhem seus conhecimentos e ofereçam um suporte para diagnóstico, tratamento e manejo clínico de casos de malária e outras doenças febris agudas a profissionais de saúde, tais como médicos, enfermeiros, farmacêuticos, bioquímicos, agentes de saúde, microscopistas, gestores de saúde, entre outros. Por isso, para ampliar o acesso a essas informações, será criada uma seção específica sobre o canal, no portal Saúde de A a Z, dentro da área dedicada à malária.

O lançamento da plataforma representa um avanço significativo na luta para a eliminação da malária do Brasil e outras doenças febris agudas com o uso da saúde digital. Esse tipo de serviço busca melhorar a qualidade da assistência prestada em localidades remotas, além de reduzir os custos com tratamento fora do domicílio, facilitar a jornada de atendimento dos usuários do SUS, reduzir tempo de espera e aumentar a resolutividade dos atendimentos, particularmente para a Amazônia brasileira.

Desta forma, o canal oferece uma oportunidade para implementar esta experiência e conduzir uma pesquisa que avalie seu impacto na vida dessas populações, permitindo uma análise robusta e realista do custo-benefício da estratégia.

Funcionalidades

As ações ofertadas pelo Telemal são realizadas de forma virtual, exclusivamente para profissionais de saúde envolvidos no manejo clínico da malária e de outras doenças febris agudas, permitindo que estes profissionais recebam orientações especializadas remotamente, reafirmando o compromisso de manter a excelência na assistência prestada aos usuários do SUS.

Atendimento

Na rotina clínica assistencial, quando o paciente estiver com suspeita ou diagnóstico confirmado para malária e o profissional de saúde apresentar dúvidas referente ao manejo terapêutico indicado, e tanto o Guia de Tratamento da Malária quanto o aplicativo Malariatrat não as esclarecerem, este profissional poderá entrar em contato com o novo canal que fornecerá apoio às ações indicadas para cada situação. O Telemal está disponível 24 horas por dia via mensagens de WhatsApp pelos números (92) 98853-1392 e (92) 99193-2649. As ligações podem ser feitas de segunda a sexta-feira no horário comercial. O contato por e-mail pode ser realizado pelo endereço: telemalbrasil@gmail.com