Fiocruz Amazônia recebe 167ª Reunião da Mesa Diretora do Conselho Nacional de Saúde

O Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/ Fiocruz Amazônia) recebeu na última quarta-feira, 29/9, a 167ª Reunião da Mesa Diretora do Conselho Nacional de Saúde (CNS). Na oportunidade, os conselheiros nacionais foram recebidos pela diretora da Instituição, Adele Schwartz Benzaken.

“Essa agenda em Manaus é muito rica e reflete o quão diversas são as ações do Conselho Nacional de Saúde, visando integrar todas as populações. Os conselheiros continuam na luta, firmes na mesma linha do que vinha acontecendo antes. Tenho muita admiração por esse trabalho tão necessário”, avalia Adele.

Durante a reunião, os conselheiros de Saúde ressaltaram a importância da ciência e da pesquisa científica no Brasil, além de expressarem agradecimentos à Fiocruz Amazônia pelas iniciativas exitosas de enfrentamento e combate à pandemia da Covid-19, especialmente em Manaus (AM), onde a Instituição promove uma série de ações voltadas para a população.

Entre elas, destacam-se os trabalhos desenvolvidos na área de ensino e pesquisa, em total integração com o Sistema Único de Saúde (SUS). Na ocasião, Adele destacou a importância de o Instituto possuir um laboratório para fazer o sequenciamento genético do SARS-CoV2. Na área do ensino, a gestora apresentou atividades do Programa QualificaSUS, que durante a pandemia vem realizando treinamentos rápidos, para capacitar os profissionais de saúde. O programa já qualificou mais de seis mil pessoas em todos os municípios do Amazonas.

“É nesse tipo de capacitação que nós nos debruçamos e vamos tentar ter essa harmonização com outras instituições locais, cada vez mais. Sabemos o quanto a pandemia tem deteriorado o lado financeiro da Saúde, temos a sensação de que os cofres estão vazios”, disse Adele ao informar que o Instituto participará de um programa sobre intercambialidade de vacinas.

A reunião da mesa diretora integra a agenda do CNS em Manaus, com diversas atividades que vêm sendo promovidas desde segunda-feira (26/09). Antes do encontro com a diretora da Fiocruz Amazônia, a mesa diretora e o presidente do CNS participaram das comemorações de aniversário de 30 anos do Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Manaus, que ocorreu durante a 15ª Semana do Controle Social, e se reuniram com lideranças indígenas da Amazônia.

“É muito simbólico estarmos aqui neste momento, em respeito ao povo brasileiro e à produção de ciência e conhecimento que estamos tendo nesse país”, avalia a conselheira nacional de saúde Vanja dos Santos, que participa da agenda do CNS em Manaus, ao lado dos membros da mesa diretora Moysés Toniolo e Priscilla Viégas, além do presidente do CNS, Fernando Pigatto.

Nesta quinta-feira, 30/9, o CNS participou de um evento organizado pela Organização das Nações Unidas (ONU), onde apresentou um documento com denúncias de violações de direitos humanos, que está acontecendo no Brasil, especificamente durante o período da pandemia.

ILMD/Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes
Imagem: Eduardo Gomes