Fiocruz Amazônia realizará curso de  especialização em Vigilância em Saúde na Rede de Atenção Primária à Saúde em Manacapuru

A direção do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) recebeu nesta terça-feira (4/2) o secretário de Saúde do município de Manacapuru (AM), Rodrigo Balbi, para definir tratativas para a realização de mais um curso de especialização em Vigilância em Saúde na Rede de Atenção Primária à Saúde, a ser oferecido no âmbito do Projeto QualificaSUS.

O curso será gratuito e destina-se a profissionais de nível superior que atuam em unidades básicas de saúde ou em unidades de saúde da família em Manacapuru e municípios vizinhos. As aulas são realizadas em período integral (matutino e vespertino), em sistema modular, uma semana por mês, de segunda a sábado.

O objetivo do curso é qualificar profissionais que atuam em cuidados primários de saúde para implantação e desenvolvimento de ações de Vigilância em Saúde no plano territorial-local, promovendo a integração entre oferta de cuidados da atenção primária à saúde e ações de vigilância na rede básica de serviços de saúde.

O diretor do ILMD/Fiocruz Amazônia, Sérgio Luz, explica que o Projeto QualificaSUS tem tido um alcance muito grande no Amazonas. “O QualificaSUS possibilitou em 2019 a realização de 48 turmas de cursos de atualização em 29 municípios. Estão em andamento 4 turmas de cursos de especialização e uma de mestrado profissional. Só neste início de 2020, estamos com 7 turmas de atualização acontecendo em São Gabriel da Cachoeira (2), Barcelos, Santa Isabel do Rio Negro, Autazes, Careiro da Várzea, e Manaquiri, além de  Manaus (4)”.

Rodrigo Balbi disse estar muito animado com a possibilidade de que o curso se realize em Manacapuru, especialmente por ser uma especialização a ser oferecida pela Fiocruz, uma instituição pela qual tem muito apreço, pois é egresso da pós-graduação da Fiocruz. “Desde que soube desta oportunidade fiquei muito feliz em poder proporcionar para os nossos trabalhadores essa capacitação, pois eu acredito muito e tenho muita fé nesta instituição”, comentou.

O edital está previsto para ser lançado no início do mês de maio e o curso de especialização em Vigilância em Saúde na Rede de Atenção Primária à Saúde deve iniciar em junho deste ano,  com 50 alunos.

PÚBLICO-ALVO

O curso será destinado aos profissionais de nível superior que desempenham suas funções e/ou atividades em unidades básicas de saúde e/ou unidades de saúde da família, ou equivalente.

SOBRE O QUALIFICASUS

O Projeto QualificaSUS  é uma iniciativa do ILMD/Fiocruz Amazônia  que tem como objetivo qualificar o corpo de trabalhadores no nível da gestão e do serviço das Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Amazonas e órgãos parceiros, a fim de proporcionar um serviço de melhor qualidade e efetividade aos usuários do SUS.

São cursos de atualização, especialização e mestrado que adotam modelo pedagógico pautado na integração ensino-serviço, na problematização da realidade local, na valorização do conhecimento e experiência do aluno trabalhador, entendido como sujeito das práticas de gestão e sanitárias desenvolvidas nas unidades de saúde.

Os cursos são ofertados em todos os 61 municípios do Amazonas, além da capital Manaus. A iniciativa conta com apoio da bancada parlamentar do Amazonas e com parceria do onselho dos Secretários Municipais de Saúde do Amazonas  (Cosems-AM).

ILMD/Fiocruz Amazônia, por Marlúcia Seixas
Fotos: Marlúcia Seixas