Novos membros do Conselho Deliberativo do ILMD/Fiocruz Amazônia são empossados para o biênio 2024/2026

A Direção do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), realizou nesta segunda-feira, 25/3, a cerimônia de posse dos 12 novos membros – titulares e suplentes – eleitos para o Conselho Deliberativo (CD) do ILMD/Fiocruz Amazônia (biênio 2024/2026), no salão Canoas, na sede da instituição, no bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul de Manaus. A reunião também contou com a participação remota de integrantes do Conselho.

Conforme o resultado da Eleição, ocorrida no último dia 20/03, homologado pela Resolução nº 007/2024, de 21 de março, foram empossados os membros do Conselho Deliberativo representantes dos servidores nas áreas de Gestão, Ensino e Pesquisa.

“Esta é uma oportunidade importante de vivenciar uma gestão participativa e democrática, um espaço de diálogo que precisa ser valorizado. Cada unidade Fiocruz conta com o seu Conselho, e aqui não poderia ser diferente, assegurando assim a representatividade de cada área que integra a Fiocruz Amazônia”, destacou o vice-diretor de Gestão e Desenvolvimento Institucional, Aldemir Maquiné, que presidiu os trabalhos, representando a diretora da Fiocruz Amazônia, Stefanie Lopes.

Eleita pela área de Pesquisa, a pesquisadora Priscila Aquino agradeceu a confiança depositada nela, pelos votos conquistados e assegurou os compromissos assumidos durante a campanha, divulgados na carta de intenções.

“O Conselho Deliberativo é o caminho para uma discussão democrática, que possibilita o bem-estar entre todas as áreas que integram o ILMD”, observou a pesquisadora Cláudia Velásquez, que também representa a área de Pesquisa no CD.

Representante da área de Ensino, Eduardo Garcia também reafirmou o compromisso em fortalecer o diálogo com a unidade, e destacou a importância das decisões pensadas e discutidas pelo conselho. “Agradeço a confiança dos servidores do Ensino depositada em mim, por meio dos votos, e estaremos com a responsabilidade de fortalecer o diálogo com os demais participantes”, salientou.

Participando de forma remota, Williams Cavalcante, da Gestão, agradeceu os votos e destacou que o trabalho no CD será por melhorias, oportunidades, inovação e bem-estar para todos da Fiocruz Amazônia. Ao final da solenidade, os membros do Conselho Deliberativo, do biênio anterior, foram homenageados com certificados.

ELEITOS

Foram eleitos na área da Gestão: Marcela Pinheiro Cidade (titular) e Williams Cavalcante de Oliveira (suplente); na área de Ensino: Eduardo Lima Garcia (titular) e Ycaro Verçosa dos Santos (suplente); e na área de Pesquisa: Cláudia María Ríos Velásquez (titular); Ani Beatriz Jackisch Matsuura (suplente); Amandia Braga Lima Sousa (titular); Kátia Maria Lima Menezes (suplente); Priscila Ferreira de Aquino (titular); Fernando José Herkrath (suplente); Ormezinda Celeste Cristo Fernandes (titular); Luís André Morais Mariúba (suplente).

ATRIBUIÇÕES

Ao Conselho Deliberativo compete deliberar sobre a proposta orçamentária anual definida pelo Plano Quadrienal e sobre o Plano Físico-Orçamentário Anual do ILMD; a política de desenvolvimento institucional e a política de gestão do trabalho da Unidade, assim como acompanhar e analisar as suas execuções; deliberar sobre a criação ou extinção de Núcleos, Grupos de Trabalho, Setores, Cursos, Programas de Pesquisa e Ensino, bem como aprovar os regulamentos e as normas de funcionamento e organização que constam do Regimento; pronunciar-se sobre a celebração de convênios, contratos, acordos e ajustes com entidades públicas, privadas, filantrópicas, nacionais, internacionais e estrangeiras.

ILMD/Fiocruz Amazônia, por Síntia Maciel

Fotos: Eduardo Gomes