Presidente Lula entrega medalhas da Ordem Nacional do Mérito Científico a Adele Benzaken e Marcus Lacerda

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará a entrega oficial das medalhas da Ordem do Mérito Científico, nesta quarta-feira, 12/07, em solenidade no Palácio do Planalto, aos médicos e pesquisadores amazonenses Adele Schwartz Benzaken, diretora do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), e Marcus Vinícius Guimarães de Lacerda, pesquisador da Fiocruz Amazônia, bem como aos 21 cientistas brasileiros que se recusaram a receber a comenda, em novembro de 2021, em solidariedade aos dois cientistas que tiveram a concessão do título cancelada, sem justificativa, pelo então presidente Jair Bolsonaro.

Na oportunidade, o presidente Lula assinará decreto de reparação histórica por meio do qual devolve a Adele Benzaken e Marcus Lacerda o direito à condecoração com a maior honraria da Ciência no Brasil. O título de Comendador da Ordem do Mérito Científico é concedido a personalidades nacionais e estrangeiras que se distinguiram por suas relevantes contribuições prestadas à Ciência e à Tecnologia. A entrega ocorrerá durante a sessão solene de instalação do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia, a partir das 9h30h (horário Brasília).

Acompanhe a transmissão da solenidade que acontece nesta quarta-feira, 12/07, a partir das 8h30 (horário Manaus) pelos canais digitais da Presidência da República e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Mais informações: https://www.gov.br/arquivonacional/pt-br/canais_atendimento/imprensa/copy_of_noticias/arquivo-nacional-recebe-medalha-nacional-do-merito-cientifico