Fiocruz Amazônia prorroga inscrições para programa de iniciação científica

O Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), prorroga as inscrições para o processo seletivo de candidatos à bolsa de Iniciação Científica e Tecnológica, nova ou de renovação. Na Instituição, o PIC – ILMD/Fiocruz Amazônia é desenvolvido em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas – FAPEAM. Interessados podem se inscrever até o dia 26/5.

O PIC visa despertar vocação científica e incentivar novos talentos potenciais entre estudantes de graduação, além de contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa e inovação tecnológica nos determinantes socioculturais, ambientais e biológicos do processo Saúde-Doença-Cuidado para a melhoria das condições socio sanitárias na Amazônia. Além disso, o programa objetiva ainda estimular pesquisadores produtivos a envolverem estudantes de graduação em suas atividades científicas, tecnológicas e profissionais.

Para a pesquisadora do ILMD/Fiocruz Amazônia e, coordenadora do programa, Priscila Aquino, o processo de seleção é uma oportunidade de captar alunos de diferentes instituições de ensino, que almejam ingressar no universo científico, em especial nas pesquisas aplicadas à saúde. “Assim, como nos anos anteriores, esperamos dar continuidade a captação de alunos de Graduação para o Programa de Iniciação Científica do ILMD/Fiocruz Amazônia de diferentes instituições públicas e privadas do Amazonas, a fim de estimulá-los para a investigação cientifica no que tange a diferentes aspectos aplicados à saúde pública e a geração de conhecimento”, destaca.

Acesse aqui ao edital do PIC-ILMD/Fiocruz Amazônia.

Podem participar estudantes de cursos de graduação de instituições de ensino superior públicas ou privadas reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). O candidato deve estar regularmente matriculado e ter Coeficiente de Rendimento Acumulado (CRA) com valor igual ou maior que 6,0 (tanto para bolsa nova, como em caso de renovação) e não ter reprovação em disciplinas afins às atividades do projeto de pesquisa que pretende desenvolver, além de outras condições, descritas no edital.

O horário limite para a submissão das propostas será até as 23h59, (hora/Manaus), da data descrita no cronograma. Contudo, o suporte técnico estará disponível apenas até as 16h.

SOBRE O PROCESSO DE SELEÇÃO

A concessão de bolsas de Iniciação Científica fomentadas pela FAPEAM aos pesquisadores do quadro permanente e, pesquisadores bolsistas do ILMD/Fiocruz Amazônia, obedecerá ao estabelecimento de uma classificação decrescente quanto às notas de avaliação dos projetos analisados pelos assessores ad hoc, considerando os critérios de pontuação descritos no Anexo 1 do EDITAL.

O Início das atividades dos bolsistas na Unidade está previsto para o dia 1º de agosto de 2023.

SOBRE O PIC

A Iniciação Científica é um instrumento de formação de recursos humanos que permite colocar o estudante de graduação em contato direto com as atividades de pesquisa e o pensar científico. O Programa de Iniciação Científica da Fiocruz Amazônia tem como objetivos despertar a vocação científica e incentivar novos talentos potenciais entre estudantes de graduação.

O Programa proporciona ao bolsista, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimula o desenvolvimento do pensamento científico e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas estudados durante a realização da pesquisa.Saiba mais sobre PIC-ILMD/Fiocruz Amazônia