Palestra irá abordar desafios de controle da malária nos garimpos em fronteira internacional

O Centro de Estudos do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) apresenta na próxima sexta-feira, 5/11, às 10h, a palestra “Desafios e experiências de controle da malária nos garimpos em áreas de fronteira internacional”, a ser ministrada por Martha Cecília Suárez-Mutis, Pesquisadora titular do Laboratório de Doenças Parasitárias do Instituto Oswaldo Cruz-(IOC/Fiocruz)

Link da transmissão: https://zoom.us/j/99648988767 (ID: 996 4898 8767)

A palestra pretende abordar os principais desafios associados à malária nos garimpos em áreas da fronteira internacional brasileira e as diferentes experiências realizadas pelos países limítrofes para controlar esse problema.  Com a visão de “um mundo livre de malária” da Estratégia Técnica Global (ETG) da OMS se analisarão os empecilhos para a eliminação da malária nessas populações de difícil acesso pelos serviços de saúde locais.

SOBRE O PALESTRANTE

Martha graduação em Medicina pela Universidade Nacional da Colômbia, especialista em Epidemiologia pela Escola Nacional de Saúde Pública, mestre e doutora em Medicina Tropical no Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz.

É pesquisadora titular do Laboratório de Doenças Parasitárias do Instituto Oswaldo Cruz (IOC-Fiocruz). Pesquisadora Visitante Sénior da Fundação de Vigilância em Saúde do Estado do Amazonas entre 2012 e 2014. Faz parte do Conselho deliberativo do Instituto Oswaldo Cruz como chefe do Laboratório de Doenças Parasitárias.

Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Medicina Tropical, atuando principalmente nos seguintes temas: epidemiologia, malária, vigilância genômica da malária, saúde pública, análise dinâmico dos processos endêmicos, educação em saúde, saúde dos povos indígenas e saúde nas fronteiras.

CENTRO DE ESTUDOS

O Centro de Estudos do ILMD/Fiocruz Amazônia é um núcleo que oportuniza encontros, palestras, seminários e debates sobre diversos temas ligados à pesquisa e ao ensino para a promoção da saúde.

Os eventos são gratuitos e ocorrem às sextas-feiras. As atividades são destinadas a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e trabalhadores da área da Saúde.

ILMD/Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes
Imagem: Mackesy Nascimento