Curso de Urgências e Emergências Obstétricas inicia com alunos de todos os estados da Região Norte

Com expressivo número de inscritos, o curso “Urgências e Emergências Obstétricas para Profissionais da Região Norte do Brasil” iniciou com participantes de todos os estados da Região Norte. Inicialmente foram oferecidas 500 vagas, mas recebeu 1750 inscrições. Foram matriculados 1431 alunos.

“O curso inicia com uma quantidade bem expressiva de pessoas que estão atuando em diferentes frentes, temos alunos que atuam na atenção básica, trabalhadores das unidades de pronto atendimento, maternidades, hospitais, setores de urgência e emergência, e da saúde indígena. Todos os estados da Região Norte e têm profissionais da saúde participando, e do Amazonas – nós temos trabalhadores de 47 municípios que estão na formação”, comenta o pesquisador do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia),  Júlio Schweickardt.

A atividade tem carga horária de 60h e ocorre de 22 de outubro a 1º de abril de 2022. O curso  é realizado por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem do Campus Virtual da Fiocruz (AVA-Fiocruz). São oferecidas 24 aulas, uma aula nova é  liberada aos alunos toda sexta-feira às 9h, horário de Manaus.

O curso é coordenado pelos pesquisadores Júlio Cesar Schweickardt 9ILMD/Fiocruz Amazônia, e Camila Lopes de Melo, do Instituto Aggeu Magalhães (IAM/Fiocruz Pernambuco). São parceiros da atividade o Fundo de População das Nações Unidas e o Statera Cursos e Consultoria.

“É uma formação bem importante para que a gente possa qualificar as pessoas que estão na ponta. Eu o vejo como um curso bem fundamenta; vamos poder contribuir com o trabalho dessas pessoas que muitas das vezes têm carência de cursos ou têm experiências para serem trocadas. Estamos iniciando um processo formativo bem importante, no qual a Fiocruz cumpre seu papel de formação dos profissionais do SUS, e para o SUS, e assim  cumprimos nossa missão institucional enquanto instituição de ensino e pesquisa”,   destaca Júlio Schweickardt

CERTIFICADOS

Todos os alunos que finalizarem o curso receberão certificado de participação, o qual será gerado automaticamente pelo Campus Virtual da Fiocruz (CVF). O documento será enviado para o e-mail cadastrado no ato da inscrição.

ILMD/Fiocruz Amazônia, por Marlúcia Seixas
Imagem: Mackesy Nascimento