One Health é tema do I Encontro de Pós-graduação da Fiocruz Amazônia

Iniciou nesta terça-feira, 29/10, o I Encontro da Pós-Graduação do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia). O evento científico que está sendo realizado na sede da Fiocruz Amazônia, à rua Teresina, 476, Adrianópolis, Manaus, se estende até o dia 1º de novembro, com o tema One Health.

O Encontro reúne pesquisadores, alunos de pós-graduação e de iniciação científica para divulgar pesquisas científicas realizadas na unidade da Fiocruz no Amazonas e promover a integração dos seus programas de pós-graduação (Mestrado Condições de Vida e Situações de Saúde na Amazônia – PPGVIDA e Mestrado de Biologia da Interação Patógeno Hospedeiro – PPGBIO-Interação),  além de propiciar debates sobre os estudos que estão sendo desenvolvidos, de acordo com as áreas e  conexões entre elas.

Clique e acesse a programação.

A mesa de abertura foi composta pela vice-diretora de Ensino, Informação e Comunicação – Claudia María Velásquez, pelo vice-diretor substituto de Pesquisa e Inovação – Felipe Pessoa, pelas coordenadoras docentes da Comissão de Organização do I Encontro da Pós-Graduação, Priscila Aquino e Alessandra Nava, além da representante discente, Anny Beatriz de Andrade.

A primeira mesa de debates foi composta pelos pesquisadores Philip Martin Fearnside (do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – Inpa), Diogo Cesar Lagroteria (do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio) e por Alessandra Nava (do ILMD/Fiocruz Amazônia), tendo como mediadores os discentes do ILMD/Fiocruz Amazônia, Paulo Roberto Bonates e Rebeca Guimarães.

1ª. EDIÇÃO DO ENCONTRO

Priscila Aquino ressalta que o evento científico tem dois objetivos: o primeiro, discutir a temática One Health, saúde ecossistêmica, e o segundo, divulgar as pesquisas cientificas. “No ILMD/Fiocruz Amazônia temos diversos trabalhos que envolvem essa vertente, seja o animal, o ambiente ou homem que são realizados pelos docentes e discentes da Unidade”.

A pesquisadora explica ainda que o evento foi cuidadosamente pensado e que os temas das mesas redondas foram construídos, tanto pelas demandas dos discentes dos programas de pós-graduação, como também pelas temáticas associadas ao One Health. “Convidamos palestrantes tanto da Unidade, como também de outras instituições do Amazonas e também do Brasil para participar das diferentes mesas redondas e rodas de conversa, esperamos que os alunos aproveitem bastante esse evento que foi feito para eles e que eles consigam agregar um pouco do que vai ser passado, ao longo dessa Semana”, comentou Priscila Aquino.

Os representantes discentes do encontro são Anny Beatriz Costa de Andrade, Jessica Areque Andrade, Uriel Madureira Lemos, Fernanda Oliveira do Nascimento, Nani Oliveira Carvalho, e Paulo Roberto Bonates da Silva, alunos dos Programas PPGVIDA e PPGBIO-Interação.

Para Anny Beatriz de Andrade a experiência de participar da organização do evento “foi bastante desafiadora, mas foi bem interessante ao mesmo tempo. Acredito que como pesquisadores nós não podemos nos limitar ao campo e à escrita, mas sim no desenvolvimento de eventos que mostrem a cara, principalmente da Fiocruz, em meio ao momento em que a gente vive, de tanto desconhecimento em relação ao campo cientifico. A expectativa para esse evento é bastante alta, estamos esperando um público de 140 pessoas, devido ao tamanho da Instituição, mas que possa contribuir para a vida, tanto acadêmica, quanto pessoal e reflexões dos alunos nas pesquisas”, comentou.

Para este evento, o ILMD/Fiocruz Amazônia contou com seguintes parceiros: Projeto QualificaSUS, Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Escola de Enfermagem de Manaus (EEM- Ufam) e Gráfica Amazon.

ILMD/Fiocruz Amazônia, por Marlúcia Seixas
Fotos: Marlúcia Seixas