Fiocruz Amazônia promove ciclo de palestras sobre genômica em Escola Estadual do Amazonas

A equipe do Laboratório Ecologia De Doenças Transmissíveis Na Amazônia – EDTA, do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), esteve na última sexta-feira, 4/10, na Escola Estadual Maria da Luz Calderaro, no bairro da Redenção, promovendo um ciclo de palestras sobre genômica. A atividade faz parte do Genomic Day, um evento científico de iniciativa do Laboratório de Biologia Computacional e Sistemas do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz-RJ), que acontece em diversas cidades do país.

Com o intuito de levar informações sobre a pesquisa, em especial no campo da genômica, a alunos do ensino médio, a equipe da Fiocruz Amazônia ofereceu as palestras: O que é genoma?, A genômica como ferramenta de diagnóstico, Traçando o caminho do vírus com a genômica,e O uso da genômica para o desenvolvimento de novas vacinas.

Para a gestora da escola, Juliana Rego, a iniciativa é de suma importância para expandir o conhecimento dos estudantes. “Essas parcerias são muito importantes para a escola, para que possamos receber gente de fora, ampliar a visão do alunos através da ciência”, disse.

O Genomic Day conta com 16 parceiros e acontece em 12 cidades do Brasil. Estão envolvidas na atividade: Instituto René Rachou (Fiocruz Minas), Escritórios da Fiocruz em Rondônia, Brasília e Mato Grosso do Sul, Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (CDTS/Fiocruz), diferentes Instituições de ensino superior públicas, incluindo a Universidade de São Paulo (USP), as federais do Rio de Janeiro (UFRJ), Rural do Rio de Janeiro (UFFRJ), Fluminense (UFF), de Minas Gerais (UFMG), da Grande Dourados (UFGD), de Santa Catarina (USFC), além da Embrapa-Gado de Corte, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ) e do Instituto Federal do Acre (IFAC) e ILMD/Fiocruz Amazônia.

Segundo Denilson Luan, aluno do 3º ano do ensino médio, as palestras foram importantes para esclarecer dúvidas que surgem antes do vestibular. “Sempre tive interesse na área científica e essas palestras vieram para contemplar o que almejo na carreira acadêmica. Biotecnologia é minha primeira opção no vestibular, e ainda não tinha tido a oportunidade de conversar com profissionais, tirar dúvidas e entender melhor sobre as pesquisas”, destacou.

GENOMIC DAY

O Genomic Day tem como propósitos: divulgar conceitos de DNA, genomas e bioinformática para os alunos e professores do ensino médio, fornecendo assim uma atualização sobre estes temas; divulgar as diferentes pesquisas nestas áreas realizadas por professores/pesquisadores participantes do projeto; e promover a curiosidade científica nos jovens estudantes do ensino médio e motivar professores para se aperfeiçoarem nesta área.

De acordo com a palestrante Valdinete Alves do Nascimento, Doutoranda em Biologia Celular e Molecular – ILMD/IOC FIOCRUZ e Mestre em Saúde, Sociedade e Endemias na Amazônia – ILMD “essa é uma atividade muito importante, principalmente por tirar as pesquisas das paredes do laboratório, levando os resultados dos estudos para a população, aproximando a ciência da sociedade. Muito alunos não possuem a dimensão de como funciona o ambiente laboratorial, e desse forma a gente alcança diversos tipos de públicos, visto que os alunos também se tornam multiplicadores do conhecimento repassado”.

ILMD/Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes
Fotos: Eduardo Gomes