1ª Oficina do PDI-ILMD discute programas estratégicos para o protagonismo Institucional

A comissão executiva do Plano de Desenvolvimento Institucional do ILMD – 2018-2021 promoveu nesta quarta-feira, 4/7, a “1ª Oficina do PDI-ILMD/Fiocruz Amazônia”. A atividade visa estabelecer o alinhamento com os instrumentos de planejamento institucional, considerando o modelo sistêmico de organização e o repasse de macros comandos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para todas suas Unidades, visando o cumprimento dos objetivos da Instituição.

Na ocasião foram apresentados e discutidos os programas, objetivos estratégicos e as linhas de ação para o período 2018-2021. A elaboração e direcionamento dos programas instituídos no PDI estão fortemente atrelados ao Diagnóstico Organizacional ILMD, Teses e Diretrizes do VIII Congresso Interno da Fiocruz, Direcionadores Estratégicos do Plano de Longo Prazo do Fórum de Unidades Regionais – FUR, e os Objetivos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ODS/ONU).

Segundo Maria Olívia, presidente da Comissão Executiva do PDI, a atividade colabora com o alinhamento das ações estratégicas  Institucionais. “É muito importante esse momento em que estamos indo para a fase de ampliação da participação. Essas oficinas são para que a gente possa mediar a visão das pessoas que estavam no Congresso Interno da Fiocruz com as pessoas que vivem o ILMD cotidianamente, fazendo um elo para potencializar as ações que a Instituição irá desenvolver para seu protagonismo, voltadas para atender a missão da Fiocruz”, explicou

WORLD CAFÉ

O debate entre os grupos foi realizado por meio da metodologia “World café”, um método de livre acesso para todas as pessoas, que visa gerar e fomentar diálogos entre os indivíduos, a partir daí criando uma rede viva de diálogo colaborativo que acessa e aproveita a inteligência coletiva para responder questões de grande relevância para organizações e comunidades

Os participantes discutiram e propuseram melhorias nas linhas de ação dos seguintes programas: Programa Fiocruz para Amazônia estratégica; Programa conexão institucional; Programa de consolidação e excelência na pesquisa; Programa de pesquisa em saúde e ambiente; Programa desenvolvimento tecnológico e inovação; Programa educação para o SUS; Programa comunicação, divulgação e popularização da ciência; Programa qualidade, biossegurança e ambiente; Programa gestão e desenvolvimento institucional; Programa gestão de pessoas; Programa infraestrutura; Programa planejamento estratégico; Programa de prevenção e promoção em saúde do trabalhador; e Programa acompanhamento e avaliação (A&A).

A Comissão Executiva do PDI sistematizará e apresentará o documento para apreciação do Conselho Deliberativo do ILMD/ Fiocruz Amazônia, e aprovação em Assembléia, a ser realizada  no dia 17/07. Após aprovado, finaliza-se o documento, iniciam-se as oficinas de elaboração de projetos e planos de Ação no âmbito de cada Programa.

ILMD/ Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes