Palestra do centro de estudos vai abordar Interação patógeno-vetor na malária vivax

O Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) promove na próxima sexta-feira, 18/5, a partir de 9h, no Sala 2, prédio anexo do Instituto, a palestra “Interação patógeno-vetor na malária vivax: descrição da ultraestrutura do intestino médio de Anopheles aquasalis e de aspectos envolvidos na interação”, a ser ministrada pela pesquisadora Djane Clarys Baia da Silva, da Faculdade de Ciência Farmacêuticas da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

SOBRE A PALESTRANTE

Djane Clarys é graduada em Farmácia, mestra em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários pela Universidade Federal do Pará ((UFPA),) e Doutora em Doenças infecciosas e Parasitárias. Têm experiência em cultivo in vivo de P. vivax e Plasmodium falciparum, avaliação in vitro e em ensaios de bloqueio de transmissão utilizando compostos sintéticos.

Nos últimos cinco anos vem dedicando-se ao estudo de interação Anopheles aquasalis-Plasmodium vivax, descrevendo aspectos ultraestruturais de intestino médio e de Matriz peritrófica, assim como aspectos que interferem na dinâmica da infecção de P. vivax em A. aquasalis, a exemplo da administração de quitinase exógena, inibidores de tripsina e também da concentração de células vermelhas presentes ao longo do repasto sanguíneo.

CENTRO DE ESTUDOS

O Centro de Estudos do ILMD/Fiocruz Amazônia é um núcleo que oportuniza encontros, palestras, seminários e debates sobre diversos temas ligados à pesquisa e ao ensino para a promoção da saúde.

Os eventos são gratuitos e ocorrem às sextas-feiras. As atividades são destinadas a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e trabalhadores da área da Saúde.

ILMD/ Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes