Merck apresenta técnica de edição gênica no ILMD/ Fiocruz Amazônia

Merck apresenta técnica de edição gênica no ILMD/ Fiocruz Amazônia

Na última quinta-feira (16/02), pesquisadores, servidores e bolsistas do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) participaram das palestras técnicas “CRISPR: ferramenta de edição gênica” e “Sistema Luminex – tecnologia multiparamétrica na determinação de biomarcadores”, ministradas pelo Gerente de Produtos e responsável pelas plataformas de biotecnologia da empresa Merck, Misael Silva.

img_1012

 

Na ocasião, o palestrante divulgou uma técnica de edição gênica, intitulada CRISPR, que segundo ele, “é uma das promessas científicas para a cura de doenças genéticas, que até o momento representam grande desafio para a pesquisa”. O Objetivo das palestras foi apresentar algumas atualizações tecnológicas e possibilitar uma troca de experiências com o público.

O CRISPR é uma nova metodologia que permite adicionar ou retirar sequências específicas do genoma celular. A ação permite apagar um gene defeituoso ou adicionar um gene ausente em uma célula defectiva. “Esse tipo de abordagem permite que você possa corrigir problemas genéticos, seja pela deleção da mutação desse gene durante o desenvolvimento do organismo, ou para corrigir e adicionar um gene inexistente”, explicou.

Outra tecnologia apresentada foi o Sitema Luminex, uma técnica multiparamétrica, que possibilita constituir vários indicadores e informações ao mesmo tempo. A tecnologia permite ao pesquisador “agilizar o andamento do projeto, pois se consegue mais informações em menos tempo, economizando recursos, diminuindo a quantidade de insumos laboratoriais, sejam eles reagentes, pessoas ou tempo para obter a mesma quantidade de informações dos métodos tradicionais”, disse Misael.

Para Felipe Naveca, vice-diretor de Pesquisa do ILMD, o momento possibilita ao público uma aproximação maior com novos temas e técnicas, que futuramente podem ser usados. “Algumas técnicas que você ouve falar, mas não tem a oportunidade de ver detalhado por um especialista no assunto ou na tecnologia, que pode te ajudar a tirar dúvidas. Acredito que hoje, muitas pessoas já saíram da palestra pensando em como utilizar essas tecnologias em seus projetos”.

SOBRE A MERCK

A Merck é uma empresa Alemã, líder em ciência e tecnologia nos setores de cuidados com a Saúde. A empresa atua no desenvolvimento de tecnologias que melhorem e prolonguem a vida, produzindo desde terapias com biofarmacêuticos para tratar o câncer ou esclerose múltipla, sistemas de ponta para a pesquisa científica e de produção, a cristais líquidos para smartphones e televisores LCD.

Após a apresentação, Misael avaliou a segunda experiência da empresa no Instituto. “A experiência é bastante enriquecedora, pois nos permite essa troca com o público, avaliar como as diferentes regiões do país estão em relação a aplicação de novas ferramentas. É possível perceber que a Fiocruz está sempre na vanguarda quando você compara com outros institutos que trabalham com o mesmo tema, então isso é muito interesse, pois para nós a Fundação funciona como um ponto de referência”.

ILMD/ Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes

Foto: Eduardo Gomes