Centro de Estudos da Fiocruz Amazônia irá abordar estruturas multiproteicas e suas aplicações nas áreas de vacina, diagnóstico e terapia

O Centro de Estudos do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), apresenta na próxima sexta-feira, 21/10, às 10h (horário/Manaus), a palestra: “Virus-like particles (VLPs): Aplicações nas áreas de vacina, diagnóstico e terapia”, a ser ministrada pelo pesquisador, Haroldo Cid da Silva Junior, biotecnologista no Laboratório de Tecnologia Imunológica (Bio-Manguinhos/Fiocruz).

Segundo explica o pesquisador, “as Virus-Like Particles (VLPs) são estruturas multiproteicas que apresentam capacidade de se auto-montar, imitando a forma e o tamanho de uma partícula viral, mas sem o material genético, o que as tornam incapazes de infectar células hospedeiras. Elas têm sido aplicadas não apenas como vacinas profiláticas e terapêuticas, mas também como veículos na entrega de drogas e genes e, mais recentemente, como ferramentas em nanobiotecnologia”. A palestra tem como objetivo abordar os principais tipos de VLPs, suas propriedades e aplicações na área de biotecnologia.

A palestra será transmitida através da plataforma Zoom, por meio do link: https://us06web.zoom.us/j/88407173202?pwd=VHoweHZ4V09Lblh0RU9Bb0dJSEdZUT09

através do (ID: 884 0717 3202) utilizando a (Senha: 47095)

SOBRE O PALESTRANTE

Haroldo é graduado em Farmácia pela Universidade Federal Fluminense, mestre e doutor em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz. Tem experiência nas áreas de Bioquímica e Biologia Molecular, com ênfase na expressão de proteínas recombinantes em sistemas heterólogos.

Trabalhou com a expressão do interferon-beta humano, somatropina, proteína VP6 de rotavírus e proteínas estruturais do vírus da hepatite A. Atualmente é Biotecnologista no Laboratório de Tecnologia Imunológica (Bio-Manguinhos/Fiocruz), onde atua no desenvolvimento de vacinas baseadas na tecnologia de RNAm.

Docente permanente do Programa de Mestrado Profissional em Tecnologia de Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz), é também docente colaborador do Programa de Pós-Graduação em Nanobiossistemas (UFRJ-Duque de Caxias).

CENTRO DE ESTUDOS

O Centro de Estudos do ILMD/Fiocruz Amazônia é um núcleo que oportuniza encontros, palestras, seminários e debates sobre diversos temas ligados à pesquisa e ao ensino para a promoção da saúde.

Os eventos são gratuitos e ocorrem às sextas-feiras. As atividades são destinadas a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e trabalhadores da área da Saúde.

ILMD/Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes
Imagem: Mackesy Nascimento