Centro de Estudos irá abordar descarte de medicamentos domiciliares e a importância da logística reversa

O Centro de Estudos do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), apresenta na próxima sexta-feira, 15/7, às 10h (horário/Manaus), a palestra: “Reflexões em Saúde Única: Descarte de medicamentos domiciliares e a importância da logística reversa”, a ser ministrada por Eduardo de Castro Ferreira, pesquisador da Fiocruz Mato Grosso do Sul. A palestra tem o objetivo de trazer a reflexão a respeito do descarte de medicamentos domiciliares e a importância da logística reversa como estratégias de saúde única.

A apresentação ocorrerá através da plataforma Zoom, por meio do link: https://us06web.zoom.us/j/83785083619?pwd=VlhpZUd6ODdsaUlZcXluTThRVHVJdz09

(ID: 837 8508 3619) e (Senha de acesso: 183651)

SOBRE O PALESTRANTE

Eduardo é pesquisador titular em Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), docente permanente e orientador no Programa de Pós-graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional da Universidade Anhanguera-Uniderp e, docente colaborador e orientador no Programa de Pós Graduação em Doenças Infecciosas e Parasitárias da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Graduado em Ciências pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2000), o pesquisador é mestre em Ciências Biológicas, Área de Concentração “Imunobiologia de Protozoários” pela Universidade Federal de Ouro Preto e Doutor em Ciências da Saúde, Área de Concentração “Doenças Infecciosas e Parasitárias” pelo Centro de Pesquisa René Rachou, com período sanduíche no Instituto de Salud Carlos III, Madri, Espanha.

Tem experiência na área de Parasitologia, com ênfase em Protozoologia Parasitária Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: estudo da eco-epidemiologia das Leishmanioses, diagnóstico sorológico e molecular das leishmanioses e outras doenças negligenciadas em diferentes hospedeiros. Também atua em pesquisas voltadas à abordagem em Saúde Única. Atualmente é coordenador do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) na Fiocruz Mato Grosso do Sul. Membro do Conselho Superior da Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul).

CENTRO DE ESTUDOS

O Centro de Estudos do ILMD/Fiocruz Amazônia é um núcleo que oportuniza encontros, palestras, seminários e debates sobre diversos temas ligados à pesquisa e ao ensino para a promoção da saúde.

Os eventos são gratuitos e ocorrem às sextas-feiras. As atividades são destinadas a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e trabalhadores da área da Saúde.

ILMD/Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes
Imagem: Mackesy Nascimento