Centro de Estudos vai abordar pesquisa sobre parto e nascimento no Brasil

O Centro de Estudos do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), apresenta na próxima sexta-feira, 17/6, às 10h (horário/Manaus), a palestra: “Parto e Nascimento no Brasil: análise do impacto de uma pesquisa no cenário nacional”, a ser ministrada por Maria do Carmo Leal, professora nos cursos de pós-graduação da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP).

A palestra irá apresentar como a pesquisa “Nascer no Brasil” teve a capacidade de divulgar seus resultados, não apenas no meio científico, mas também nas mídias sociais, colaborando com outras iniciativas para a mudança do cenário da atenção ao parto no país. destacando o papel da ciência na relação com a sociedade.

A apresentação ocorrerá através da plataforma Zoom, por meio do link:

através do (ID: 899 7195 7337) e (Senha de acesso: 448089)

SOBRE O PALESTRANTE

Graduada em Medicina pela Universidade Federal da Bahia, Maria do Carmo Leal é tmbém mestre e doutora em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Pesquisadora Sênior da Instituição, foi Vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação e, Diretora da Escola Nacional de Saúde Pública.

Tem experiência em docência e investigação na área da Saúde Pública, com ênfase em Epidemiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: iniquidades em saúde da mulher, criança e adolescente, mortalidade infantil, neonatal e perinatal, parto e nascimento, cuidados básicos de saúde e avaliação de programas.

Orientou mais de 50 teses de Doutorado e dissertações de Mestrado. Publicou mais de 150 artigos científicos, livros e capítulos de livros. Foi diretora da Editora Fiocruz, participa do comitê editorial da Revista Materno Infantil de Pernambuco e é editor associado da Revista Brasileira de Epidemiologia (ABRASCO).

CENTRO DE ESTUDOS

O Centro de Estudos do ILMD/Fiocruz Amazônia é um núcleo que oportuniza encontros, palestras, seminários e debates sobre diversos temas ligados à pesquisa e ao ensino para a promoção da saúde.

Os eventos são gratuitos e ocorrem às sextas-feiras. As atividades são destinadas a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e trabalhadores da área da Saúde.

ILMD/Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes
Imagem: Mackesy Nascimento