Palestra abordará transformação tecnológica acelerada para novas gerações, durante abertura da 19ª Raic da Fiocruz Amazônia

Entre os dias 30/5 e 2/6, o Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) realizará a 19ª edição da Reunião Anual de Iniciação Científica (Raic), no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIC) da Fiocruz Amazônia de 2018/2019, com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A abertura do evento ocorrerá na próxima segunda-feira, às 9h, com a palestra “Preparar novas gerações para a disrupção e transformação tecnológica acelerada”, que será ministrada por Maria Olívia Simão, professora da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

A palestra abordará a necessidade de preparo para enfrentar o processo de mudança e avanços tecnológicos, em especial na área da saúde. “Nesse processo, em que estamos tendo uma acelerada mudança de ruptura no modo de vida das pessoas, principalmente após a pandemia, com uma grande transformação digital no mundo, nós precisamos estar atentos a esse movimento. Falaremos sobre como isso afeta a pesquisa e os profissionais em formação, colocando dentro dessa perspectiva o ILMD, que trabalha com saúde pública”, destacou.

As apresentações ocorrerão virtualmente, por meio da plataforma Zoom, no link: https://us06web.zoom.us/j/83810561951?pwd=TTBsd2xQZDVXM1NEL3AyZVg3RWxvUT09  utilizando (ID da reunião: 838 1056 1951) e (Senha de acesso: 619859) para todas as sessões. Durante os três dias de Raic, serão apresentados 43 trabalhos de graduandos de diferentes Instituições de Ensino de Manaus, divididos nas seguintes sessões temáticas: Microbiologia, Biotecnologia e Bioprospecção, Parasitologia, Entomologia, Saúde Coletiva e Epidemiologia.

SOBRE A PALESTRANTE

Maria Olívia é Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), mestre em Entomologia e, doutora em Biologia de Água Doce e Pesca Interior pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA).

Atualmente é professora do Instituto de Ciências Biológicas da (UFAM) e professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia (PPGCASA) da UFAM. Possui experiência na área de Educação Ambiental, Conservação e Gestão de Recursos Naturais na Amazônia, com ênfase na pesca. Atua nos seguintes temas de pesquisa: manejo da pesca artesanal de grandes bagres, territorialidade da pesca artesanal, educação para cidadania e educação ambiental.

Foi Secretária Executiva Adjunta de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Amazonas, Diretora Técnico Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas – FAPEAM e Diretora Presidente da mesma Instituição.

SOBRE O PIC

O Programa de Iniciação Científica da Fiocruz Amazônia tem como objetivos despertar a vocação científica e incentivar novos talentos potenciais entre estudantes de graduação; contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa e inovação tecnológica nos Determinantes Socioculturais, Ambientais e Biológicos do Processo Saúde-Doença-Cuidado para a melhoria das condições sociossanitárias na Amazônia;  estimular pesquisadores produtivos a envolverem estudantes de graduação em suas atividades científicas, tecnológicas e profissionais; e proporcionar ao bolsista, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensamento científico e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas estudados ou alvo da pesquisa.