Covid-19: IFF/Fiocruz divulga resultados do estudo VacinaKids

Mais de 80% dos pais querem vacinar os filhos contra a Covid-19, esse foi o resultado do estudo VacinaKids, promovido, entre 17/11 e 14/12/2021, pelo Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz). O questionário on-line teve como objetivo avaliar a intenção de pais ou responsáveis por crianças e adolescentes em vaciná-los para a prevenção da Covid-19, a fim de compreender o posicionamento e motivações que permeiam essa tomada de decisão. A pesquisa contou com 15.297 participantes de todo o Brasil: foram cerca de 70,55% da região Sudeste, 11,13% da região Sul, 8,27% da região Nordeste, 7,6% da região Centro-Oeste e 2,4% da região Norte.

Os dados apontam hesitação de 16,4% de pais de crianças entre 0 e 4 anos, 14,9% de pais de adolescentes e 12,8% de pais de crianças entre 5 e 11 anos. “Trazer a vacinação desse grupo contra a Covid-19 é uma oportunidade para conter o vírus, fortalecer a imunidade coletiva, aumentar a segurança do retorno escolar presencial e, o mais importante, proteger as crianças e adolescentes”, destaca a coordenadora do estudo, a pediatra e pesquisadora clínica do IFF/Fiocruz, Daniella Moore.

Embora os pais hesitantes sejam minoria, a pesquisadora esclarece que algumas crenças e pensamentos foram vistos associados com alto percentual de hesitação entre aqueles que: Afirmam terem muito medo de reações adversas à vacina; Subestimam a gravidade da pandemia; Acreditam que quem teve Covid-19 não precisa vacinar; Discordam que a vacina tornaria o retorno escolar mais seguro; Acreditam que a imunidade natural é uma opção melhor de proteção do que a vacina; Acreditam que a vacina precisa de mais tempo para ser considerada segura; Acreditam que as crianças/adolescentes não têm nenhuma chance de ficar grave se contrair a Covid-19; Preferem usar produtos naturais para aumentar a imunidade do que vacinar; Acreditam que a vacina possa ter efeitos adversos a longo prazo; e Acreditam que a vacina para prevenção da Covid-19 é mais segura para adultos do que para crianças.

INÍCIO DA VACINAÇÃO INFANTIL NO BRASIL

O Ministério da saúde deu início a vacinação para crianças de 5-11 anos neste mês de janeiro de 2022, estimando um público de cerca de 20 milhões de crianças nessa faixa etária. As crianças deverão receber duas doses do imunizante com intervalo de  8 semanas entre a primeira e a segunda dose – veja a apresentação com as recomendações da inclusão de crianças de 5 a 11 anos no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO). A vacina Comirnaty (vacina Pfizer-BioNTech) foi aprovada nessa faixa etária após análise técnica criteriosa de dados e estudos clínicos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no dia 16/12/2021. Segundo a equipe técnica da Agência, “as informações avaliadas indicam que a vacina é segura e eficaz para o público infantil, conforme solicitado pela Pfizer e autorizado pela Anvisa”.

Em observância às crenças e pensamentos associados a hesitação identificados no estudo VacinaKids, a pesquisadora esclarece alguns pontos.

A VACINA É SEGURA

Para a avaliação da ampliação da faixa etária dessa vacina, a Anvisa contou com a consulta e o acompanhamento de um grupo de especialistas que atuam no dia a dia com crianças e imunização. A vacina foi considerada segura, imunogênica (capaz de produzir defesas) e eficaz na fase 3 para a faixa etária de 5-11 anos, essa segurança foi confirmada por um relatório do Centro de Controle de Doenças (CDC) dos Estados Unidos baseado na experiência da aplicação de 8,7 milhões de doses de vacinas nessa faixa etária. “É importante ressaltar que a vacina infantil tem dosagem e composição diferentes da utilizada para os maiores de 12 anos. A formulação da vacina para crianças será aplicada em duas doses de 0,2 mL (equivalente a 10 microgramas), para os maiores de 12 anos, a vacina é aplicada em doses de 0,3 mL. O frasco do imunizante também possui uma cor diferente: laranja, para crianças de 5 a 11 anos, e roxo, para os maiores de 12 anos”, como explica Daniella.

Nesse contexto, a pesquisadora analisa os dados do Relatório Semanal de Morbidade e Mortalidade (MMWR) sobre a segurança da vacina de Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos, divulgado, em 31/12/2021, pelo Centro de Controle de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, que pode ajudar a superar o medo de reações adversas encontrado entre alguns pais hesitantes.

“O relatório mostra que aproximadamente 8,7 milhões de doses da vacina Pfizer-BioNTech Covid-19 foi administrada em crianças nessa faixa etária durante o período de 3 de novembro a 19 de dezembro de 2021. Dessas 8,7 milhões de doses, foram notificados 4.249 eventos adversos, o que representa apenas 0,049% das doses aplicadas. A grande maioria (97,6%) dos efeitos notificados foi leve a moderado, como dor no local da injeção, fadiga ou dor de cabeça. Ou seja, a vacina é, de fato, segura e os dados comprovam a sua segurança, mostrando, na sua maioria, efeitos adversos que mães e pais já têm experiência em lidar com outras vacinas do calendário vacinal”, conta Daniella.

MEDO DA OCORRÊNCIA DE MIOCARDITE

No estudo VacinaKids, alguns pais reportaram medo da ocorrência de miocardite (inflamação do músculo cardíaco) como efeito colateral da vacina para prevenção da Covid-19. “É fundamental compreender que a ocorrência de miocardite é uma das manifestações observadas de Covid-19 na infância, especialmente quando esta se manifesta como Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P). Com relação a ocorrência de miocardite pós-vacinal, a experiência de vacinação nos Estados Unidos mostra que este é um evento raríssimo e que quando ocorre tende a ter uma evolução satisfatória. No relatório do CDC – EUA foram observados apenas 11 casos de miocardite em 8,7 milhões de doses aplicadas da vacina na faixa etária de 5 a 11 anos nos Estados Unidos, todos com evolução favorável”, esclarece a pesquisadora.

SUBESTIMAR A GRAVIDADE DA DOENÇA EM CRIANÇAS

“Alguns pais subestimam a gravidade da doença em crianças. No entanto, apesar da Covid-19 ser considerada menos grave em crianças quando comparada a adultos, elas ainda assim ficam doentes, podem ficar graves e ter evoluções desfavoráveis”, alerta Daniella.

Em 28 de dezembro de 2021, a Fiocruz divulgou uma nota técnica que ratifica e enfatiza a importância da vacinação contra a Covid-19 em crianças. A nota informa que, no Brasil, até a Semana Epidemiológica 48, em 4 de dezembro de 2021, foram hospitalizados por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS), confirmados por Covid-19, 19,9 mil casos abaixo de 19 anos. Na faixa etária de menores de 1 ano, foram notificados 5.126 casos, de 1 a 5 anos, 5.378 casos e, de 6 a 19 anos, 9.396 casos. Em relação aos óbitos, foram notificados 1.422 óbitos por SRAG confirmados por Covid-19, 418 em menores de 1 ano, 208 de 1 a 5 anos e 796 de 6 a 19 anos.

Diante desse cenário, a nota da Fiocruz mostra que as vacinas são a melhor forma de evitar mortes e sequelas graves decorrentes das doenças imunopreviníveis. Portanto, a vacinação de crianças e adolescentes contra a Covid-19, pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), é uma ferramenta fundamental para o controle da pandemia.

Assim como a Fiocruz, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) também divulgou, no mesmo dia, a seguinte nota de alerta: Vacinas Covid-19 em crianças no Brasil – uma questão prioritária de saúde pública. O documento ressalta que “a presença de uma variante como a Ômicron, com maior transmissibilidade, mesmo se comprovada sua menor gravidade, torna grupos não vacinados (como crianças menores de 12 anos) mais vulneráveis ao risco da infecção e suas complicações, conforme vem sendo observado em outros países com presença desta variante. Neste contexto epidemiológico, estamos convencidos que ampliar o benefício da vacinação a este grupo etário é sim uma prioridade”.

Para mais informações sobre o adoecimento por Covid-19 na infância, assista aos trechos dos Encontros com Especialistas do Portal de Boas Práticas do IFF/Fiocruz com os seguintes temas: Aspectos Epidemiológicos da Covid-19 em Crianças, Covid-19 Aguda Grave em Pediatria e Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P).

FAKE NEWS

A disseminação de notícias falsas (fake news) contribui para a hesitação vacinal infantil, por isso, as questões precisam ser analisadas e devidamente esclarecidas. “Compreender esses dados é fundamental para a elaboração de estratégias que aumentem a adesão e contribuam para que possamos atingir a imunidade coletiva e, desta forma, superar a pandemia”, afirma a pesquisadora.

SERVIÇO:

O pediatra e infectologista pediátrico do IFF/Fiocruz, Marcio Nehab, membro da equipe da pesquisa VacinaKids, também fala sobre a importância da vacinação infantil.

Everton Lima (IFF/Fiocruz)
Fonto: Agência Fiocruz de Notícas (AFN)