Centro de Estudos da Fiocruz Amazônia abordará bioinformática

O Centro de Estudos do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), apresenta na próxima sexta-feira, 27/11, às 10h, a palestra “Bioinformática para você que não é bioinformata” a ser ministrada por Helder Takashi Imoto Nakaya, professor associado da Universidade de São Paulo (USP).

O evento discutirá maneiras de encontrar as ferramentas computacionais de análise de transcritoma, analisando a possibilidade do uso do laboratório de dados biológicos por pesquisadores não treinados em computação. O debate exemplificará como usar dados públicos e o software livre para solucionar dúvidas e interpretar resultados.

A palestra ocorrerá através da plataforma Zoom, por meio do link: https://zoom.us/j/92771054446?pwd=dXJlWU9DSWc4enFINjdYZ2xxZEVkdz09  (ID da reunião: 927 7105 4446/ Senha de acesso: 940307).

SOBRE O PALESTRANTE

Helder Takashi Imoto Nakaya é graduado em Ciências Biológicas, pela Universidade de São Paulo (USP), Doutor na área de Biologia Molecular e Bioinformática, pela mesma universidade, além de pós-doutor na Emory University, em Atlanta (USA), onde pesquisou o mecanismo de atuação de vacinas em células do sistema imune, utilizando técnicas em larga escala.

Atualmente é professor associado do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF/USP) e professor adjunto da Emory University, além de ser membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências (ABC), consultor da Coalition for Epidemic Preparedness Innovations (CEPI) e membro do Scientific Advisory Board, do consórcio europeu da vacina do Ebola.

CENTRO DE ESTUDOS

O Centro de Estudos do ILMD/Fiocruz Amazônia é um núcleo que oportuniza encontros, palestras, seminários e debates sobre diversos temas ligados à pesquisa e ao ensino para a promoção da saúde.

Os eventos são gratuitos e ocorrem às sextas-feiras. As atividades são destinadas a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e trabalhadores da área da Saúde.

ILMD/Fiocruz Amazônia, por Diovana Rodrigues
Imagem: Mackesy Nascimento