Exército e Fiocruz Amazônia assinam termos de cessão de terreno para a construção da futura sede da Fiocruz no Amazonas

Na última quinta-feira (16/4), diretores do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia estiveram no 2º Grupamento de Engenharia (2º Gpt E) para assinatura de termos referentes à cessão do terreno onde será construída a nova sede da Fiocruz Amazônia, em Manaus.

O diretor da Fiocruz Amazônia, Sérgio Luz, esteve acompanhado de seus vices-diretores Felipe Gomes Naveca (de Pesquisa e Inovação) e Fábio Rocha Cabral (de Gestão e Desenvolvimento Institucional) para reunião com o comandante General-de-Brigada, Marcus Vinicius Fontoura de Melo e equipe.

O objetivo da reunião foi a assinatura dos termos finais do acordo para doação de terreno, localizado no 1º Batalhão de Infantaria de Selva (1ºBIS Aeromóvel), no bairro de São Jorge, Zona Oeste de Manaus, espaço onde será construída a nova sede da Instituição. Na ocasião, foram assinados a Concessão de Direito Real de Uso Resolúvel (CDRUR) e o Termo de Execução Descentralizada (TED).

“Com essas assinaturas sacramentamos o compromisso da cessão do terreno. Agora, daremos início aos processos que são necessários para a construção da nova sede. Depois de publicado no Diário Oficial, será possível contratarmos uma empresa para fazer os projetos básico e executivo da obra. Apesar deste ano atípico, a esperança é de que possamos fazer esses projetos ainda em 2020, pois é a partir deles, vamos poder licitar a obra”, explicou Sérgio Luz.

A parceria vem ao encontro de ações que se destinam a viabilizar um imóvel, dentro de área militar, medindo 14.286,33 m², para a construção e o funcionamento do complexo de infraestruturas do ILMD/Fiocruz Amazônia, com vistas à realização de pesquisas em atividades básicas no campo biomédico, da saúde coletiva e aplicadas ao desenvolvimento de novos produtos e processos biológicos.

As novas Instalações devem atender também às demandas no campo do ensino, formação de recursos humanos especializados em níveis de cursos de pós-graduação em mestrados e doutorado nos campos do conhecimento da saúde coletiva, nas áreas biomédica, biológica celular, molecular, epidemiológica e saneamento, dentre outras, bem como ao planejamento e administração da Fundação, na Amazônia.

ILMD/Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes
Fotos Eduardo Gomes