Fiocruz Amazônia lança edital para seleção de bolsistas de Iniciação Científica

O Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), que institui o Programa de Iniciação Científica e Tecnológica (PIC -ILMD/Fiocruz Amazônia), os Comitês institucional e executivo do PIC – ILMD/Fiocruz Amazônia, e com a resolução N. 003/2024 do Conselho Diretor da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), que dispõe das diretrizes do Programa de Apoio à Iniciação Cientifica – PAIC/FAPEAM edição 2024/2025, torna pública as inscrições e estabelece normas relativas ao processo seletivo de candidatos à bolsa de Iniciação Científica e Tecnológica, nova ou de renovação. As inscrições iniciam nesta quarta-feira, 3/4, e encerram no dia 26/4/2024.

Desenvolvido na instituição, em parceria com a FAPEAM e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, conforme editais específicos, o programa possui o objetivo de despertar vocação científica e incentivar novos talentos potenciais entre estudantes de graduação, bem como contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa e inovação tecnológica nos Determinantes Socioculturais, Ambientais e Biológicos do Processo Saúde-Doença-Cuidado para a melhoria das condições socio sanitárias na Amazônia

O coordenador do programa na Fiocruz Amazônia, Yury Chaves, falou sobre as expetativas para o processo de seleção dos bolsistas. “Nós estamos confiantes de que teremos um grande volume de candidaturas nesta edição da iniciação científica. A iniciação científica é um passo importante na formação acadêmica e profissional dos estudantes de graduação, bem como para o amadurecimento dos nossos recém doutores”

Podem participar, estudantes regularmente matriculados em curso de graduação de instituição de ensino superior pública ou privada reconhecida pelo Ministério da Educação, que tenham Coeficiente de Rendimento Acumulado (CRA) com valor maior ou igual a 6,0 tanto para bolsa nova como em caso de renovação; não ter reprovação em disciplinas afins com as atividades do projeto de pesquisa; Ter cursado o primeiro período e não estar no penúltimo ou último período do curso de graduação durante a vigência desta; (agosto de 2024 a julho de 2025).

Confira AQUI o edital.

A inscrição deverá ser feita exclusivamente por e-mail à Coordenação do Programa de Iniciação Científica PIC – ILMD/Fiocruz Amazônia (pic.ilmd@fiocruz.br) pelo orientador ou coorientador. Os orientadores, deverão enviar por e-mail à Coordenação do PIC – ILMD/Fiocruz Amazônia, até as 23h59 (horário Manaus), do dia 26/4, todos os itens obrigatórios para realização da inscrição.

PROCESSO DE SELEÇÃO

A concessão de bolsas de Iniciação Científica fomentadas pela FAPEAM a pesquisadores do quadro permanente e pesquisadores bolsistas do ILMD/Fiocruz Amazônia, obedecerá ao estabelecimento de uma classificação decrescente quanto às notas de avaliação dos projetos analisados pelos assessores ad hoc, considerando os critérios de pontuação descritos no Anexo 1 do edital.

Confira AQUI os critérios de distribuição de bolsas.

O resultado final do Processo de Seleção será divulgado, no dia 21/5. Os bolsistas selecionados devem iniciar suas atividades no ILMD Fiocruz Amazônia, no dia 1/8/2024.

SOBRE O PIC

A Iniciação Científica é um instrumento de formação de recursos humanos que permite colocar o estudante de graduação em contato direto com as atividades de pesquisa e o pensar científico. O Programa de Iniciação Científica da Fiocruz Amazônia tem como objetivos despertar a vocação científica e incentivar novos talentos potenciais entre estudantes de graduação.

O Programa proporciona ao bolsista, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimula o desenvolvimento do pensamento científico e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas estudados durante a realização da pesquisa.

Saiba mais sobre PIC-ILMD/Fiocruz Amazônia

ILMD Fiocruz Amazônia, Por Eduardo Gomes

Imagem: Mackesy Nascimento, ILMD Fiocruz Amazônia