Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente da Fiocruz realiza oficinas em parceria com o Instituto Mamirauá

A Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA), por meio da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação da Fundação Oswaldo Cruz, e a Coordenação da Regional Norte, realizará entre os dias 29/08 e 01/09, uma série de oficinas pedagógicas voltadas para professores e alunos da Educação Básica do município de Tefé, a 523 quilômetros de Manaus. A iniciativa conta com a parceria do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, Secretaria de Estado de Educação do Amazonas, Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) e Prefeitura de Tefé. A OBSMA este ano realiza a décima segunda edição e conta com o apoio dos Ministérios da Saúde e Ciência e Tecnologia e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico  (CNPq).

O objetivo deste evento é a formação continuada de professores e o incentivo aos estudantes a seguirem a carreira científica. As atividades têm foco na temática de saúde e meio Ambiente e acontecerão em dois momentos distintos. No primeiro, são as oficinas pedagógicas com carga horária de oito horas e serão realizadas no Instituto Mamirauá, sendo o primeiro dia destinado à discussão sobre temas transversais de Saúde e Meio Ambiente; segundo dia, Produção de Texto; terceiro dia, Produção Audiovisual e quarto dia, Projeto de Ciências. Todos os professores participarão juntos no primeiro dia e nos subsequentes escolherão uma atividade do seu interesse para participar. No segundo, serão as atividades Alunos em Ação, realizadas nas escolas municipais Mayara Redman Abdel Aziz, Colônia Ventura e Getúlio Vargas, na área rural, e no Instituto Federal do Amazonas.

A Obsma é um programa educativo, bienal, promovido pela Fiocruz para estimular o desenvolvimento de atividades interdisciplinares nas escolas de todo o país. Participam estudantes e professores da Educação Básica, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental (2º segmento) e do Ensino Médio, incluindo a Educação de Jovens e Adultos (EJA). O Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá é uma Organização Social fomentada e supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, que possui 21 anos de atuação. Desde o início, desenvolve suas atividades por meio de programas de pesquisa, manejo de recursos naturais e desenvolvimento social, principalmente na região do Médio Solimões, no Amazonas.

RETOMADA

A coordenadora de Divulgação Científica da Fiocruz, Cristina Araripe, que também é coordenadora nacional da OBSMA, explica a importância da parceria com o Instituto Mamirauá e o significado desse momento de retomada das atividades no interior do Amazonas. “Estamos muito animados e felizes porque a realização de uma oficina pedagógica para professores da rede pública e de atividades com alunos da educação básica nas escolas do município de Tefé é um projeto em construção, desde março de 2020, quando tivemos que cancelar uma expedição científica da Fiocruz em função da pandemia de Covid-19. A parceria com o Instituto Mamirauá para o Desenvolvimento Sustentável, ligado ao MCTI, é um trabalho que muito está nos mobilizando e acreditamos que será fundamental para que a Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente da Fiocruz possa ser incorporada aos projetos político-pedagógicas das escolas da região”, salientou.

Sobre as oficinas, Cristina Araripe reforça que são um conjunto de ações educativas e de popularização da ciência consideradas estratégicas para o fortalecimento da aproximação com as escolas da região. “Além da promoção da saúde e da educação ambiental, vamos levar para a discussão com professores e gestores da área da educação, temas transversais que são importantes para a escola como o próprio conceito de desenvolvimento sustentável ligado à Agenda 2030 da ONU, como também apresentaremos o conceito integrado de saúde que percorre os mais diversos assuntos tratados na sala de aula como alimentação saudável, saneamento básico ou ainda doenças negligenciadas”, observou.

A pesquisadora social do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), Rita Bacuri, que coordena a Regional Norte da OBSMA, ressalta a expectativa de trabalhar pela primeira vez junto às escolas rurais do município de Tefé, no Médio Solimões. “Até 2019, tínhamos uma atividade intensa de interiorização das ações da OBSMA nos estados da Região Norte porque entendemos a importância da Amazônia para o Brasil, mas com a pandemia foi preciso suspender. Agora estamos retornando com força total, considerando todos os desafios logísticos existentes para atuação na região”, afirma, lembrando que as inscrições estão abertas para todos os professores de Tefé região e municípios próximos.