Centro de Estudos vai apresentar resultados do estudo de implementação de tafenoquina para cura radical de malária vivax na Amazônia brasileira

O Centro de Estudos do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD / Fiocruz Amazônia) apresenta nesta sexta-feira, 4/8, às 10h, a palestra “Resultados do estudo de implementação de tafenoquina para cura radical de malária vivax na Amazônia brasileira”, a ser ministrada por Marcus Vinicius Guimarães de Lacerda, médico da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) e especialista em Saúde Pública do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia).

Na oportunidade, o pesquisador irá apresentar um estudo observacional retrospectivo, que avaliou a viabilidade de implementação da dose única de Tafenoquina, mediante testagem prévia de atividade de glicose-6-fosfato desidrogenase (G6PD), no sistema público de saúde do Brasil. A pesquisa acompanhou por um ano a implementação destas ferramentas em unidades de referência de alta complexidade, unidades de urgência e emergência, unidades básicas de saúde e postos de diagnóstico de malária nas cidades de Manaus (AM) e Porto Velho (Rondônia).

“Novas tecnologias em saúde pública têm sido exigidas em nível global para que se alcance a eliminação de malária por Plasmodium vivax em áreas endêmicas. A Amazônia brasileira corresponde a 99% dos casos de malária no Brasil, sendo predominante a infecção por P. vivax. A tafenoquina – uma droga antimalárica da classe das 8-aminoquinolinas, surgiu como uma alternativa para a cura radical de malária por P. vivax, apresentando eficácia clínica semelhante à primaquina, mas com a vantagem de ser utilizada em dose única. O estudo utilizou como base de dados mais de 6 mil casos de malária vivax notificados no SIVEP-Malária”, explicou Lacerda.

A apresentação será moderada pela pesquisadora da Fiocruz Amazônia, Flor Ernestina Martinez Espinosa. Para participar, os interessados devem acessar o link: https://us06web.zoom.us/j/86740763637?pwd=ZHRXak1hSmJCRUVOcTczNmc3Ym1zZz09 utilizando (ID da reunião: 867 4076 3637) e (Senha de acesso: 290480)

SOBRE O PALESTRANTE

Lacerda é graduado em Medicina pela Universidade de Brasília, especialista em Infectologia pela Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) e doutor em Medicina Tropical pela Universidade de Brasília. É médico da FMT-HVD e especialista em Saúde Pública do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia),

É professor do Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical da Universidade do Estado do Amazonas e professor adjunto da University of Texas Medical Branch (UTMB). Ex-professor adjunto da Kent State University e da Tulane University. É pesquisador 1B do CNPq, na área da Medicina e editor da Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, PLoS Neglected Diseases e Frontiers Tropical Medicine.

Seus principais focos de pesquisa são: malária, HIV, histoplasmose, arboviroses, acidentes ofídicos, Covid-19 e outras doenças emergentes. Suas contribuições mais recentes à inovação em saúde pública foram a implementação de profilaxia pré-exposição (PREP) oral para HIV, a implementação de tafenoquina em dose única para a cura radical de malária vivax, e a implementação da coleta de tecidos post mortem (MITS) para estudo de causas de morte, todos pioneiros na Amazônia Brasileira. Índice H=52 e 11.645 citações.

Em julho deste ano, recebeu das mãos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a medalha da Ordem do Mérito Científico, uma ordem honorífica concedida a personalidades brasileiras e estrangeiras como forma de reconhecimento das suas contribuições científicas e técnicas para o desenvolvimento da ciência no Brasil.

SOBRE O CENTRO DE ESTUDOS

O Centro de Estudos do ILMD/Fiocruz Amazônia é um núcleo que oportuniza encontros, palestras, seminários e debates sobre diversos temas ligados à pesquisa e ao ensino para a promoção da saúde. Os eventos são gratuitos e ocorrem às sextas-feiras. As atividades são destinadas a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e trabalhadores da área da Saúde.