Centro de Estudos vai abordar desafios para implementação de plataforma de cooperação científica Internacional

O Centro de Estudos do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD / Fiocruz Amazônia) apresenta na próxima sexta-feira, 19/5, às 10h, a palestra “Desafios na Plataforma Internacional para Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde (PICTIS), Aveiro, Portugal”, a ser ministrada pelos pesquisadores, José Luís Passos Cordeiro, da Fiocruz Ceará e, Carlos Eduardo Andrade Lima da Rocha, do Plataforma Internacional para Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde (PICTIS), do Instituto Oswaldo Cruz (IOC).

Durante a palestra os pesquisadores pretendem promover uma troca de experiências aprendidas através do desafio de implantar uma Plataforma de cooperação científica fora do Brasil. Além disso, os palestrantes devem destacar suas características e particularidades, desenvolvidas ao longo de um processo adaptativo frente às fraquezas e inseguranças em aplicar a legislação atual para ciência e tecnologia (marco legal). A apresentação deve abordar ainda questões referentes à diplomacia científica como ferramenta de diálogo entre cientistas e gestores.

A apresentação ocorrerá on-line, e pode ser assistida por meio do link de transmissão: https://us06web.zoom.us/j/84445231762?pwd=dVZDVHJDTGVUWW9iSlJLTWtidThBUT09 – utilizando o ID da Reunião: 844 4523 1762 e, Senha de acesso: 713159.

SOBRE OS PESQUISADORES

José Luís é graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestre em Ecologia e, doutor em Ecologia. Atualmente é Pesquisador Titular da Fundação Oswaldo Cruz, professor auxiliar convidado no departamento de biologia da Universidade de Aveiro (UA) e Membro da direção da Plataforma Internacional para Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde (PICTIS).

Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Paisagem e One Health (Saúde Única), atuando principalmente nos seguintes temas: Modelagem de Nicho de Ecológico, One Health, Mapeamento de Vegetação, Geoprocessamento, Ungulados, Mamíferos.

Carlos Eduardo é Doutor em Ciências (Engenharia Biomédica) pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR/Curitiba. Possui pós-doutorado em Gestão da Inovação na Universidade de Aveiro, é mestre em Ciências na área de concentração Engenharia Biomédica pela UTFPR. Colabora com o Núcleo de Estudos em Startups, Inovação, Venture Capital e Private Equity da Fundação Getulio Vargas (FGVnest), Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), Irish Business Network e com a Swissnex Brazil. Representante do IOC/Fiocruz na ENRICH – European Network of Research and Innovation Centres and Hubs (Centro de Inovação Brasil – Europa). Coordenador do Acordo de Cooperação Internacional Fiocruz – Universidade de Aveiro. Conselheiro de C,T&I do Consulado Geral Honorário do Grão-Ducado de Luxemburgo em São Paulo e da iniciativa EUROPOINTT.

SOBRE O CENTRO DE ESTUDOS

O Centro de Estudos do ILMD/Fiocruz Amazônia é um núcleo que oportuniza encontros, palestras, seminários e debates sobre diversos temas ligados à pesquisa e ao ensino para a promoção da saúde. Os eventos são gratuitos e ocorrem às sextas-feiras. As atividades são destinadas a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e trabalhadores da área da Saúde.

Nesta temporada, as palestras passam a ser moderadas pelos laboratórios de pesquisa da Instituição. A todo, 16 sessões devem ocorrer durante o ano de 2023, comtemplando as áreas de biodiversidade e sociodiversidade.